Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

1° Festival de Samba e Pagode

Fonte:

Prefeitura de Ilhabela realiza 1° Festival de Samba e Pagode com bandas locais

O evento ocorrerá no dia 18, a partir do meio-dia, na quadra da E.M. Waldemar Belisário

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci, realizará o 1° Festival de Samba e Pagode de Ilhabela. A festa ocorrerá no domingo (18), com bandas da cidade e será promovido na quadra da Escola Waldemar Belisário, no bairro do Itaquanduba, com início das 12h.

O evento tem como objetivo celebrar o samba e o pagode, valorizando a cultura e dando a devida importância às várias bandas que há no arquipélago, que levam representatividade, música boa e alegria a tantos eventos por toda a cidade.

“A ideia dos festivais é valorizar o músico local, nossos artistas de Ilhabela, reunindo pessoas que trabalham nesse segmento artístico, de forma a gerar congraçamento, reunir as pessoas e descentralizar a cultura, expandido para dentro dos bairros. Já aconteceu na Barra Velha, com o Festival do Rock, agora no Itaquanduba, com o samba e pagode e assim pretendemos levar o melhor da música para os demais bairros da cidade”, ressalta o secretário de Cultura, Adalberto Lopes, o Professor Beto.

A entrada para prestigiar o evento é 1kg de alimento, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, e revertido às famílias carentes que procurarem a instituição.

O samba adquiriu diferentes formatos ao longo de várias décadas, entre os quais, “samba de breque”, “samba-canção”, “samba-enredo”, “samba de partido-alto”, “samba-puladinho”, “samba-sincopado” (ou gafieira), “samba de rancho”, “samba de roda”, “samba com Axé” e “Samba-Reggae”. Sendo o pagode, mais uma forma derivada do samba, no final da década de 70.

O pagode apresenta diferenciações nítidas do samba. Tem andamento mais ligeiro, agressivo, além de introduzir o repique de mão criado pelo músico Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, o tantã (criado pelo músico e compositor Sereno, do grupo Fundo de Quintal) e o banjo com braço de cavaquinho (criado por Almir Guineto). É um ritmo de mais festeiro do que o samba tradicional.

 

Serviço: A quadra da escola Waldemar Belisário fica situada na rua Nova Dois, no bairro do Itaquanduba.

 

Confira a as atrações do festival:

Grupo Tia Ciata

Helinho do Pagode

Deivid e Banda

Southsamba

Diniz e Banda

Grupo Mais Simpatia

Marcelo Batuque e formação de quadrilha

Grupo Mistura de Som

Nico e Banda

Meninos do Samba

Triboluz

Bruxos S/A

Pronúncia no Olhar

Cantores da Batucada dos Mestres

Banda Mistura Fina

Raízes de Ilhabela


Comentários

Voltar ao Topo