Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

2ª Festa de Iemanjá de Ilhabela

Fonte:

Prefeitura de Ilhabela realiza 2ª Festa de Iemanjá de Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), irá realizar a 2ª Festa de Iemanjá de Ilhabela, no dia 2 de fevereiro, às 22h na Praia do Oscar, Região Sul do arquipélago.

Segundo a crença, Iemanjá é a padroeira dos pescadores. É ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em casos de desafetos amorosos. “A Festa de Iemanjá é um evento que alcançou um grande público em sua 1ª edição, e devido a esse sucesso, estamos apoiando novamente esse evento. Assim valorizamos a diversidade cultural e religiosa de nosso município”, declarou a prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

O evento contará com apresentação de maracatu com o grupo Marabantu; homenagens a Iemanjá; grupo Afro Ilu Aye Ilhabela; oferendas e assistência ao público; Canto à Oxalá e Benção à Princesa de Aiocá com o grupo Kalofé.

 

Iemanjá

Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”.

Mãe-d’água dos Iorubatanos no Daomé, de orixá fluvial africano passou a marítimo no Norte do Brasil.

No Brasil, a deusa Iemanjá recebe diferentes nomes, dentre eles: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, etc.

Confira a programação completa:

17h – Abertura do evento – Apresentação de maracatu com o grupo Marabantu

18h – Início da Cerimônia em homenagem ao Dia de Iemanjá

18h30 – Toque – com o Grupo Afro Ilu Aye Ilhabela

21h – Oferendas e assistência ao público

22h – encerramento da Cerimônia – Canto à Oxala

Show Odoya – Benção à Princesa de Aiocá com o grupo Kalofé

 

Local: Praia do Oscar – Sul

 


Comentários

Voltar ao Topo