Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Fórum da Economia Criativa

Fonte:

Prefeitura de Ilhabela realiza Fórum da Economia Criativa e Desenvolvimento Territorial

A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Sebrae, realiza no dia 8 de junho, às 18h, o evento online Economia Criativa e Desenvolvimento Territorial.

O encontro trará uma visão de como aproveitar os talentos criativos do território e seu potencial na geração de renda e emprego para Ilhabela e região.

Em um mundo no qual produtos e serviços são cada vez mais parecidos, países e regiões vêm apostando em uma estratégia imbatível para gerar emprego, renda e atratividade de talentos.

A criatividade humana e as singularidades do território geram valores agregados, compartilhado e percebido na economia e nas regiões mais diversas e quando essa vertente se soma ao turismo criativo, então, abre-se um manancial de oportunidades.

O evento contará com a palestra de Ana Carla Fonseca, conferencista e consultora na temática junto a 32 países, fazendo um percurso Brasil adentro e mundo afora, além de uma análise das tendências que se apresentam para o empreendedorismo criativo.

Após, serão debatidas quatro experiências de territórios que vêm se transformando a partir da valorização de sua identidade e da articulação de seus atores. Uma visita privilegiada aos processos em curso no Vale do Ribeira paulista, em São Luiz do Paraitinga e em Ilhabela.

Em breve será divulgado o link que será transmitido o evento.

Programação – 8 de junho (terça-feira)

18h: Boas-vindas

18h15: Economia Criativa e Desenvolvimento Territorial – inspirações e provocações com Ana Carla Fonseca

19h: Da.Ma.Ta Ecoturismo, do turismo à vivência – Danilo Taino, Empreendedor criativo de Ilhabela

19h10: Revela.eco, economia circular solidária de vento em popa – Denise Rangel, Empreendedora criativa de Ilhabela.

19h20: São Luiz do Paraitinga, um enclave de singularidades criativas – Luciana Machado, gestora cultural e Diretora de Turismo e Cultura de São Luiz

19h30: Vale do Ribeira, terra de valentes – Carlos Alberto Pereira Jr., historiador e ex-Secretário de Cultura de Registro

19h40: Debate com os painelistas

20h10: Encerramento

Biografia Ana Carla Fonseca

Administradora Pública (FGV, onde se formou aos 20 anos); Economista, Mestre cum laude em Administração, Doutora em Urbanismo (USP, com a primeira tese sobre cidades criativas no Brasil, considerada a melhor tese prática do biênio, pela FAU-USP) e detentora de um MBA Executivo (Fundação Dom Cabral), concebeu cursos pioneiros em economia criativa e cidades, na Fundação Getulio Vargas e na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), sendo docente convidada da Universidad de Alcalá (Espanha) e do Centro de Treinamento da Organização Mundial do Trabalho (Itália). Liderou projetos globais em inovação e gestão do conhecimento por 15 anos, baseada na América Latina, em Londres e Milão, 10 dos quais para a Unilever.

É fundadora da Garimpo de Soluções e do Instituto Garimpo de Soluções, consultora e conferencista em 5 línguas. Escreveu vários livros seminais, tendo sido agraciada com o Prêmio Jabuti em Economia, por Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (2007) e finalista em Urbanismo, com Cidades Criativas (2013), além de ter desenhado e editado várias antologias digitais internacionais, como Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento (2008), primeira obra no recorte e Cidades Criativas – Perspectivas (2009). Assessora para a ONU e o BID, foi Coordenadora Técnica do projeto Território Criativo DF e de vários planos de economia criativa, a exemplo do primeiro plano regional de economia criativa do Brasil, para 22 municípios do Vale do Ribeira, da Marca-Território Vale do Jequitinhonha e do Plano Porto Rico Capital Americana de Cultura.

Foi cocuradora do primeiro ano da Arena de Economia Criativa do Farol Santander, que ajudou a conceber e do projeto “Hackeando Futuros”, do centro de inovação do Facebook; é Diretora de Conteúdo da ExpoGestão (maior congresso de gestão do Sul), há 16 anos, do Seminário Internacional “Cidades que se Reinventam” (em sua quarta edição). Membro de vários conselhos consultivos, como da Virada Sustentável e do Comitê de Avaliação das OS de Cultura do Estado de São Paulo, venceu o Prêmio Claudia 2013, em Negócios e foi apontada pelo El País como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.


Comentários

Voltar ao Topo