Atividades para Bebês e Crianças

Educadores de Ilhabela participam

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 12/06/2019

Educadores de Ilhabela participam da palestra “Atividades para Bebês e Crianças Pequenas”

O evento contou também com o lançamento do livro digital “Práticas em Educação Física Escolar”

 

A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na sexta-feira (7), no auditório do Paço Municipal, a palestra “Práticas sobre Atividades para Bebês e Crianças Pequenas”, ministrada pelo professor Tiago Aquino, o Paçoca.

O evento teve como público-alvo diretores, coordenadores e professores da educação infantil e contou também com o lançamento do livro “Práticas em Educação Física Escolar”, produzido, de forma coletiva, pelos professores da rede municipal. “Estou muito feliz com o lançamento desse livro, que apresenta diversidade, construção coletiva e ainda leva o nome da nossa ilha para todo o País. Quero parabenizar a todos os professores que deram a sua contribuição para a construção dessa obra”, declarou a secretária de Educação, Edina Paula Roma Teixeira.

A palestra “Práticas sobre Atividades para Bebês e Crianças Pequenas”, originalmente, integrava a programação da Semana do Bebê e do Brincar de Ilhabela, que ocorreu entre os dias 13 e 17 de maio, porém, houve a necessidade do adiamento. “A intenção era incluir todas as secretarias, mas não foi possível. Queremos colaborar com a educação infantil e enriquecer o trabalho em sala de aula de vocês e com o aprendizado dos nossos pequenos”, explicou a diretora do ensino infantil, Maria Terezinha Dias Souza.

A Semana do Bebê e do Brincar uniu as propostas do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e da Aliança pela Infância. Sendo um período que busca evidenciar aspectos importantes ao desenvolvimento infantil, tais como a brincadeira e o fortalecimento de vínculos, por meio de ações de políticas públicas intersetoriais, envolvendo, necessariamente, as Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

 

Livro digital: Práticas em Educação Física Escolar

Na ocasião, ocorreu também o lançamento do livro digital “Práticas em Educação Física Escolar”, livro coletivo dos profissionais de Educação Física da rede municipal de ensino de Ilhabela.

A publicação foi o desfecho de um projeto iniciado em novembro de 2018, durante a VI Semana de Educação Física. A construção coletiva envolveu grande parte dos professores de Educação Física que integravam a equipe.

Dentre os diversos temas propostos ao longo daquela semana, um foi destinado aos Jogos e Brincadeiras, conduzido por meio de formação teórica e coleta de produções autorais dos professores, com a aplicação pedagógica de algumas das atividades desenvolvidas em evento destinado aos alunos. Em ambos estes momentos o grupo teve como facilitador o professor Tiago Aquino.

A obra coletiva se originou na coleta dessas produções autorais dos professores de Educação física presentes na referida Formação. Muitos dos jogos, brincadeiras e atividades haviam sido desenvolvidas ao longo das aulas, em parceria com os alunos, respeitando os princípios “Construção Coletiva” e “Respeito a Diversidade“, do Esporte Educacional. Já outras foram construídas no próprio encontro e aplicadas no período seguinte durante um evento aos alunos.

Para o professor e coordenador pedagógico Leonardo Scarpa Zanzini, “catalogar essas práticas em educação física, por meio de uma obra coletiva, tem como objetivo valorizar o conhecimento técnico e a produção cultural de um corpo docente muito especial e assim reforçar a importância de estratégias de formação continuada que promovam este tipo de valorização. Com essas práticas catalogadas e organizadas por temas, fica nítida a riqueza de diversidades e olhares que a nossa rede tem”.

A obra deverá ser disponibilizada a toda rede nesta semana, após revisão final da Editora, e servirá como material de apoio e acervo para os professores.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo