Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeitura de Ilhabela realiza projeto

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeitura de Ilhabela realiza projeto Integralização da Saúde e Direito na Escola

O projeto é desenvolvido pela UBS Barra Velha com seis escolas da comunidade

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando o projeto Integralização da Saúde e Direito na Escola, desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da Barra Velha, em parceria com seis escolas do bairro: E. M. Benedita Salinas Santos, E. M. Terezinha de Jesus Ferreira, E. M. Dr. Salvador Arena, E. M. Prof.ª Dr. ª Ruth Correia Leite Cardoso, E. M. Eurípedes da Silva Ferreira e E. E. Maria Gemma de Souza Oliveira.

As atividades iniciaram nesta segunda-feira (13), e seguem até sexta-feira (17), em três unidades escolares (Benedita Salinas, Terezinha e Salvador Arena), com programação voltada aos alunos e família, com palestras, orientações, apresentações teatrais e apreciação com contação de história.

A iniciativa consiste no desenvolvimento do diálogo e a troca de conhecimento entre alunos, UBS gestores, pais e professores no que se refere à garantia da saúde, dos direitos humanos e direito da criança e adolescente no território de responsabilidade compartilhada entre os setores de saúde e de educação.

O projeto surgiu a partir do estudo da realidade da área de entorno de atuação da UBS Barra Velha, onde foi verificada a necessidade do estreitamento do convívio e atendimento com as crianças, tendo em vista que o público atendido é, em sua maioria, adolescentes.

A construção intersetorial de ações de educação e saúde tem como objetivo promover o conhecimento e desenvolvimento saudável dos estudantes com o estímulo e promoção da saúde, direito, deveres e responsabilidades, gerando melhorias no aproveitamento pedagógico, na socialização escolar e comunitária, além de favorecer o futuro desenvolvimento pessoal e profissional.

Entre as medidas, estão a realização de atividades em parceria com outros setores de acordo com o interesse dos educadores e educandos; ações de melhoria da qualidade de vida para as crianças; realização de orientações, palestras, atividades e eventos sobre as questões da saúde como um todo, com ênfase a Saúde Mental e Direito da criança e adolescente; capacitação dos professores sobre questões a serem replicadas para os alunos; analisar a problemática apresentada, buscando soluções possíveis aos conflitos encontrados; entre outros.

De acordo com a Secretaria de Saúde, ao final de cada ano, será realizada a avaliação das ações, com resultados em cada setor, tendo como base impactos sociais, impactos internos e externos no ambiente escolar, impacto familiar, satisfação e saúde.

A pasta explica ainda que a escola é um espaço privilegiado para a construção da cidadania. “Um convívio respeitoso pode ser capaz de contribuir para a garantia dos direitos humanos no sentido de evitar as manifestações da violência e fomentar a construção da cultura da paz”.

 

Confira a programação:

E. M. Terezinha de Jesus Ferreira

15/5 – quarta-feira

9h: Apreciação de contação de história (pedagoga)

– João e o Pé de Feijão

– Os Três Porquinhos

 

16/5 – quinta-feira

13h30: Apreciação de contação de história (pedagoga)

– João e o Pé de Feijão

– Os Três Porquinhos

 

E. M. Benedita Salina

15/5 – quarta-feira

16h: Orientação aos pais (terapeuta ocupacional / pedagoga)

– Vínculo pais e filhos

 

17/5 – sexta-feira

16h: Orientação aos pais (nutricionista)

– Seletividade Alimentar

16h30: Apreciação de contação de história (pedagoga)

– João e o Pé de Feijão

– Os Três Porquinhos

 

E. M. Dr. Salvador Arena

15/5 – quarta-feira

8h: Orientação aos pais (terapeuta ocupacional / pedagoga)

– Vínculo pais e filhos

 

16/5 – quinta-feira

08h: Orientação aos pais (enfermeira)

– Ausência de afeto e consequências

9h: Apreciação de contação de história (pedagoga)

– João e o Pé de Feijão

– Os Três Porquinhos

 

17/5 – sexta-feira

8h: Orientação aos pais (nutricionista)

– Seletividade Alimentar

9h: Teatro (ACS – Equipe Garoupa)

– Xô Piolho

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela Carinho por nossa gente, orgulho da nossa terra.

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo