Comunidade do Bonete melhora qualidade

grupo de combate ao sedentarismo

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 16/08/2019

Comunidade do Bonete melhora qualidade de vida com grupo de combate ao sedentarismo

Divulgação / PMI

 

Caminhadas e alongamentos estão movimentando os moradores que aderiram à prática dos exercícios

 

Umas das paisagens mais bonitas de Ilhabela, um dos destinos mais procurados por quem vem visitar o arquipélago: a praia do Bonete. Todo final de tarde, seja à beira-mar ou no alto do morro, o local recebe em seu belo cenário uma roda de pessoas, com braços para o alto, pernas esticadas e movimento.

Essa integração de movimentação e natureza faz parte do projeto que a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, com o intermédio dos enfermeiros Gustavo Silva e Monica Andrade vêm fazendo com a comunidade, o Grupo de Combate ao Sedentarismo.

Reunidos todos os dias, às 16h, eles têm como objetivo combater o sedentarismo e promover a saúde com um dos remédios mais recomendados atualmente pelos profissionais da área: movimentar o corpo. “Durante os atendimentos à comunidade identificamos problemas como hipertensão arterial, diabetes e muitas queixas relacionadas a dores no corpo ocasionadas pelo trabalho que a maioria dos moradores realizam, que é a pesca. Eles puxam barco e rede e tudo isso leva a má postura e, somada ao sedentarismo, os problemas de saúde começam a aparecer”, alerta o enfermeiro, Gustavo Silva.

Diante desse diagnóstico, a receita foi: atividade física, que tem o bônus de ser recomendável para qualquer faixa etária e previne diversas doenças. “Depois dessas avaliações, desenvolvemos o grupo de combate ao sedentarismo para melhorar a qualidade de vida da comunidade e, para nossa alegria, eles começaram a aderir a prática dos exercícios”, comemora Monica Andrade.

São os próprios enfermeiros que recebem capacitação de um educador físico, que desenvolvem as atividades com os moradores, começando com caminhadas à beira-mar e depois alongamento.

Os benefícios são múltiplos: aumento da força e tônus muscular, melhora da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e articulações, diminuição de peso e gordura corporal e melhora da pressão arterial. Tudo isso contribui para a diminuição do risco de doenças como obesidade, diabete e hipertensão.

O grupo, que hoje conta com 25 pessoas, vem ganhando cada vez mais adeptos. “Nosso foco é combater o sedentarismo, fazer a comunidade se movimentar e assim diminuir dores e prevenir doenças, de forma que sintam bem-estar durante a atividade. Como são exercícios leves, vem gente de toda idade, homem, mulher e até criança”, conta Silva.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo