Prefeita de Ilhabela concede entrevista

coletiva sobre 100 dias de governo

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 22/08/2019

Prefeita de Ilhabela concede entrevista coletiva sobre 100 dias de governo

Prefeita e secretários falaram sobre início do governo e responderam questões apresentadas pelos jornalistas

 

A entrevista coletiva foi acompanhada pelos secretários municipais e pelos vereadores Gabriel Rocha, Mateus Pestana e Thiago Souza.

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, Gracinha, concedeu nesta quarta-feira (21), uma entrevista coletiva à imprensa sobre os 100 primeiros dias à frente da prefeitura. Gracinha distribuiu um relatório sobre as principais ações e realizações desse período, iniciado em 14 de maio, com destaque para sua prioridade de governo, o saneamento básico, e a programação para setembro, o mês do 214º aniversário de emancipação Político-Administrativa da cidade, que contém inaugurações, shows, eventos, entregas e inaugurações de obras.

No início da coletiva, a prefeita destacou as primeiras decisões, as realizações e anunciou a entrega de obras a partir do dia do aniversário, 3 de setembro. Entre os destaques do início de sua gestão, Gracinha mencionou fortes decisões, como a revogação do decreto 7.544/2019, que declarava de utilidade pública para fins de desapropriação um espaço, localizado na Barra Velha (que seria utilizado para a implantação do “Parque do Mangue”); cancelamento da licitação para a aquisição de óculos de realidade virtual para a pasta da Educação; homologação e doação do navio oceanográfico Professor W. Besnard; cancelamento da licitação para locação de banheiros químicos e as cotas de patrocínio de eventos até o mês de agosto. “Nossa cidade tem outras prioridades. Por isso estamos fazendo andar uma série de projetos que realmente beneficiem o município e a nossa população”, afirmou a prefeita à época dos anúncios dessas medidas.

A avaliação da prefeita sobre esses 100 primeiros dias de governo é positiva. “Realmente sinto que estamos alcançando nosso objetivo. Há muitas dificuldades, não está sendo fácil, mas já conseguimos acelerar várias obras, diversas licitações, trazendo muita confiança. Temos consciência do compromisso e grande expectativa do povo. Digo que estamos no caminho certo com muito empenho, dedicação, para fazermos e darmos o nosso melhor por Ilhabela”, afirmou.

Entre as obras anunciadas pela prefeita, dentro da programação de aniversário estão a entrega da reforma e ampliação da UBS da Vila; entrega do Mirante do Barreiros; entregas da reforma e ampliação da Escola Municipal Professora Nilce Terezinha Salinas e entregas da iluminação da escadaria da Ilha da Vitória; da reforma da Escola Municipal Professor João Antonio Cesar e entrega da passarela de acesso da Praia Mansa (Baía de Castelhanos); reforma e ampliação da Escola Municipal vereador José Donizete da Silva da Praia da Fome; inauguração das vielas 150 e 156 do bairro Armação; Inauguração de servidão pública do Cambaquara – São Pedro; inauguração do Abrigo Social no Perequê e entrega da reforma dos sanitários públicos e receptivo da balsa.

A prefeita também apresentou, dentro da programação em comemoração ao aniversário da cidade, que ainda terá no mês de setembro o desfile estudantil e cívico, os tradicionais shows e pela primeira vez comemorações nas comunidades tradicionais. Gracinha também anunciou as entregas de outras importantes obras, como oito casas no bairro da Barra Velha e a primeira residência do projeto “Casa Caiçara” das comunidades tradicionais, no Saco do Sombrio, além das reformas de algumas escolas realizadas nesse curto tempo.

A prefeita reiterou que entre os principais desafios que enfrenta estão o trabalho para universalizar o saneamento básico, o combate à ocupação desordenada, a promoção do turismo sustentável, além de outras ações, com o objetivo de proporcionar ao arquipélago uma gestão eficiente, com qualidade de vida, preservação e investimento na população local.

Ainda com relação às realizações de seu governo, ela lembrou de ações como o Programa Carona Legal, que vai ajudar a solucionar o antigo problema de esvaziamento do aterro, além de retirar os resíduos de podas e construção civil. A lei foi sancionada há cerca de um mês e foi iniciado o credenciamento dos caminhoneiros do município, com o objetivo também de ajudar a geração de renda da população, com o aproveitamento de mão de obra exclusiva da cidade. Para o saneamento, já há várias licitações concluídas e em andamento, além do avanço das obras da região sul, que atingirão a marca de 32 km de rede de esgoto. Para o abastecimento de água, informou que vão começar construções de reservatórios para, elevando as capacidades de reservação em mais de três milhões de litros, suprindo com grandes investimentos as necessidades deixadas pelas gestões anteriores.

Indagada pela imprensa, a prefeita também falou sobre a prática de ataques pessoais, com a divulgação de fatos falsos nas redes sociais contra o seu governo e sua família. “Isso é lamentável, por fomentar mentiras e por serem reproduzidas sem apuração da verdade”, afirmou Gracinha, que contou aos jornalistas que já realizou denúncias na polícia e na Justiça sobre algumas falsas notícias difundidas.

Encerrando a entrevista, a prefeita respondeu ao questionamento sobre como pretende concluir a atual gestão. “Com a universalização avançada do saneamento básico, com a questão do lixo resolvida, um município diferente, com pelo menos 70% dos nossos objetivos atingidos diante do pouco tempo que temos. Estamos trabalhando muito, com honestidade, para solucionar todos os problemas e assegurar mais qualidade de vida à nossa cidade”.

A prefeita também esclareceu, novamente, que o foco é a gestão e que não pensa no processo eleitoral de 2020. “É cedo para falar nisso. Temos muito trabalho para colocar em prática. É nisso que temos que nos concentrar”. Conclui Gracinha Ferreira.

A entrevista coletiva foi acompanhada pelos secretários municipais e pelos vereadores Gabriel Rocha, Mateus Pestana e Thiago Souza.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo