Campanha “Busca Ativa de Tuberculose”

é realizada nas Unidades Básicas

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 10/09/2019

Campanha “Busca Ativa de Tuberculose” é realizada nas Unidades Básicas de Saúde

Atividade tem como objetivo identificar precocemente pessoas com suspeita da doença

 

A tuberculose continua sendo, mundialmente, um grave problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública.

Para isso, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, das Unidades Básicas, Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Vigilância Epidemiológica, realizará, no período de 9 a 23 de setembro, a “Busca Ativa de Tuberculose”. Uma atividade de saúde pública orientada para identificar precocemente pessoas consideradas com suspeita de tuberculose.

“Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente, por isso é importante o diagnóstico logo no começo”, alerta o secretário de Saúde, Alberto Orro.

As Unidades realizarão orientações à população sobre sinais e sintomas durante todo o período de atendimento, além de atividades extramuros em pontos estratégicos da cidade, como bares, obras e mercados.

A tuberculose é uma doença transmitida por via aérea, por meio da tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa. Os sinais e sintomas são: comprometimento do estado geral, febre baixa vespertina com sudorese, inapetência e emagrecimento, tosse inicialmente seca e posteriormente produtiva há mais de três semanas e dor torácica. Diagnosticar e tratar prontamente os casos de tuberculose são as principais medidas para o controle da doença.

Se você tosse há mais de três semanas, pode ser tuberculose. Procure imediatamente sua Unidade Básica de Saúde. Tuberculose tem cura e o tratamento é fornecido gratuitamente.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo