Semana Lixo Zero de Ilhabela é iniciada

conta com o apoio da Prefeitura

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 23/10/2019

Semana Lixo Zero de Ilhabela é iniciada com palestras

Foto: Brenda Souza

Programação segue até domingo (27)

A Semana Lixo Zero de Ilhabela, que na cidade conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, teve início na última sexta-feira (18), no auditório do Paço Municipal, no Perequê, com a presença de diversas autoridades locais e ativistas ligados ao meio ambiente.

A Semana Lixo Zero está em mais de 100 cidades brasileiras com ações de conscientização sobre a gestão do lixo. Em Ilhabela, o evento é organizado pela Flow Desenvolvimento Sustentável e Consciente, em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), e tem apoio do Executivo Municipal. A programação pretende mostrar à sociedade que é preciso estabelecer uma nova forma de se relacionar com os resíduos, buscando alternativas e técnicas sustentáveis, tanto do ponto de vista ambiental, como da economia.

Entre os destaques do início da extensa programação está uma série de palestras, ministradas por profissionais altamente qualificados e ligados à temática, como por exemplo: Rafael Galvão, Júlio César Maestri e Victor Hugo.

Galvão, coordenador do Núcleo de Resíduos Orgânicos da Autoridade de Limpeza Urbana (AMLURB), de São Paulo (SP), é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo, especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental e mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, ministrou “Gestão dos pátios de compostagem da cidade de São Paulo”.

Seu colega, Maestri, falou sobre a gestão comunitária de resíduos orgânicos e agricultura urbana, inspirado no projeto Revolução dos Baldinhos, realizado em Florianópolis (SC), com reaplicações em Macaíba (RN), Taubaté e Sorocaba (SP) e Foz do Iguaçu (PR), com a palestra “Tecnologia social de gestão comunitária de resíduos orgânicos e agricultura urbana”. O palestrante é um dos autores do livro “Guia de Atividades – Educando com a Horta”, que está em processo de publicação, além de mestrando no programa de pós-graduação em Educação – Linha Suped (sujeitos, processos educativos e docência), na Universidade Federal de Santa Catarina.

Já Victor Hugo, engenheiro ambiental e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, atua na Morada da Floresta desenvolvendo projetos e estratégias de economia circular de resíduos orgânicos em cidades e empresas por meio da compostagem, além de ser integrante do Núcleo de Estudos em Agroecologia da Universidade Federal do ABC (UFABC), ministrou a palestra “Compostagem e mudanças climáticas: uma ferramenta frente a emergência climática”.

Também houve palestras de Pedro Assis (Combate ao plástico nos oceanos) e Márcio Gerba (Uma visão holística sobre a preservação dos oceanos), ambas voltadas à preservação dos mares e oceanos, com foco em políticas públicas e legislação.

A programação continua nesta semana com diversas ações.

 

Confira a programação completa:

23/10 (quarta-feira)

9h – Visita de escolas ao Viveiro Municipal

Palestra: O que é destinação ambientalmente adequada?

9h às 17h – Oficina de Permacultura – Projetos Ilhas Férteis

Local: Rua Benedito Rodrigues dos Santos, 295 – Cocaia

13h às 16h – Coleta de lixo reciclável e eletrônico nas escolas (Empresa Electra)

15h – Oficina de compostagem

Implantação de sistema de compostagem de resíduos orgânicos no CDHU

Local: CDHU – Reino

 

24/10 (quinta-feira)

12h às 17h – Circuito Lixo Zero

Local: Praça da Mangueira

Divulgação de instituições atuantes em Ilhabela com o tema Lixo Zero

19h às 20h – Cinema ao ar livre

Local: Praça da Mangueira

 

25/10 (sexta-feira)

9h30 – Roda de Conversa Lixo Zero com Fernando Previdi e os organizadores da Semana Lixo Zero. Previdi mora com a família num veleiro, em Ilhabela. Ele irá compartilhar como é viver num veleiro e gerar o mínimo de resíduos

Local: Loja Regatta, na Vila

19h às 22h – Roda de conversa

Local: Salão da Igreja Matriz, na Vila

Roda de reciclagem

Convidados:

Cooperssus

Compel

Cooperativa de Ubatuba

Georgeta Gonçalves

Roda Empresa Lixo Zero

Eduardo Melchert – Pousada Sesmaria

Edson Pavão – Ilha de Toque Toque Boutique

Irê Juliani – Alug Tendas e Pousada Recanto das Carpas

Roda de combate ao lixo nos oceanos

Marcio Gerba – Cofundador do Projeto Route

22h – Apresentação do documentário “Uma Gota”, de Marcio Gerba

Local: Salão da Igreja Matriz, na Vila

 

26/10 (sábado)

10h – Ocean Clean Up Day – Ação de limpeza subaquática em todas as praias com as operadoras de mergulho. Limpeza da foz do Ribeirão Água Branca, com a Secretaria de Esporte e Lazer (Stand up e Caiaque)

 

27/10 (domingo)

10h – Piquenique coletivo

Local: Praia do Perequê – próximo ao píer

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo