Professores de Ilhabela participam

encontro de formadores do projeto

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 24/10/2019

Professores de Ilhabela participam de encontro de formadores do projeto “Pequenos Leitores” em São Paulo

O projeto terá duração de dois anos e contempla professores e alunos da educação infantil­

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, participou entre os dias 21 e 23 de outubro, do encontro de formadores do projeto “Pequenos Leitores”, no auditório da FTD Educação, na cidade de São Paulo (SP).

 

O encontro reuniu representantes de três municípios que já participaram da iniciativa: Itatinga, Ferraz de Vasconcelos e Lagoinha; e Ilhabela e São Luiz do Paraitinga que começaram a desenvolver o projeto no início de 2019. “O projeto Pequenos Leitores é fantástico. Ele abrange desde a equipe técnica da Secretaria de Educação, coordenadores, diretores e professores da educação infantil, para que os alunos tenham uma formação leitora de qualidade desde os primeiros anos escolares”, declarou a secretária de Educação, Edina Paula Roma Teixeira.

 

Os gestores educacionais presentes discutiram sobre a relação entre escolas e famílias e participaram de uma oficina sobre cultura escrita e educação infantil. “É preciso manter o contato entre os municípios para que as experiências de sucesso se multipliquem”, afirmou a diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, Tereza Perez, na abertura do encontro.

 

A professora Elaine Sampaio, técnica da pasta descreveu a experiência. “Participamos deste momento rico em aprendizagens. Conhecemos um pouco do que os municípios participantes têm desenvolvido e partilhamos um pouco das nossas ações. Foi emocionante em todos os sentidos. Agradeço as diretoras Marie Zeitler e Tatiana Kalepniek, por aceitarem o desafio e representarem tão bem a educação infantil de Ilhabela. Estamos gratos pelas lindas contribuições dos diretores e coordenadores do nosso município que muito enriqueceram nossa apresentação”.

 

Sobre o projeto “Pequenos Leitores”

Pequenos Leitores é direcionado à formação de educadores que atuam na Educação Infantil com crianças de três a cinco anos, com o objetivo de contribuir com as escolas da rede municipal na ampliação da compreensão sobre sua função na formação de leitores e na promoção da leitura de qualidade na rotina das crianças dessa faixa etária.

 

Lançado em 2013, o projeto gratuito já passou por cinco municípios do Estado de São Paulo e impactou cerca de dez mil crianças, professores e gestores de escolas públicas.

 

Ao longo de dois anos serão desenvolvidas, em Ilhabela, ações de formação, por meio de encontros presenciais e acompanhamentos a distância. A inciativa é destinada à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, aos diretores escolares, aos coordenadores pedagógicos e aos professores de Educação Infantil.

 

Todas as atividades do projeto giram em torno dos livros infantis, da importância da leitura no desenvolvimento da criança, dos planos de leitura em sala de aula e das medidas a serem tomadas nas escolas, e no município como um todo, com vistas à efetivação da leitura literária como um direito de todas as crianças. Além da formação, as escolas recebem acervos de livros criteriosamente selecionados e analisados para o uso com as crianças em sala de aula.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo