Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Projeto “Morar Melhor” é aprovado

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Projeto “Morar Melhor” da Prefeitura de Ilhabela é aprovado na Câmara Municipal

Com o objetivo de conceder ajuda de custo para recuperação ou reforma de imóveis localizados apenas nas 18 Comunidades Tradicionais do Município que se encontrem em situação de risco, vulnerabilidade ou insalubridade, a Prefeitura de Ilhabela criou o projeto “Morar Melhor”. Na sessão desta terça-feira (26), o texto foi aprovado pelos vereadores da cidade.

Com isso, fica instituído o programa que beneficiará famílias num montante de R$ 10 mil; o benefício não será concedido a mais de um residente no mesmo imóvel.

“Investimento nas Comunidades Tradicionais é um dos objetivos da nossa gestão. Precisamos valorizar e apoiar a nossa cultura local, verdadeira essência ilhabelense. Com essa ajuda de custo, as famílias, contempladas pelo programa, terão a oportunidade de viver melhor e com mais qualidade de vida”, disse o prefeito Márcio Tenório.

A ajuda de custo poderá ser concedida no máximo uma vez a cada cinco anos, executando-se em casos em que o imóvel contemplado sofra novas deteriorações significativas ou imprevisíveis e que coloquem em risco os habitantes.

O solicitante deverá protocolar pedido que originará a abertura de processo administrativo, juntando fotos do local a ser reformado, descrição das melhorias que serão executadas e listagem e quantificação dos materiais necessários. Cabe ao Conselho de Habitação, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, decidir a concessão de ajuda de custo em cada caso.

De acordo com o projeto, entende-se como obras de recuperação aquelas que, individualmente ou em conjunto, não representem ampliação de área, tais como reparos estruturais, acabamentos, instalações, cobertura, alvenaria, esquadrias.

É importante ressaltar que a ajuda de custo concedida será somente aquela necessária às melhorias do imóvel contemplado, cabendo ao beneficiário comprovar o emprego do material e restituir eventual excedente. Para serem aceitos como beneficiários, os proprietários ou possuidores de imóvel localizado em Comunidade Tradicional deverão se enquadrar, cumulativamente, nas seguintes condições: possuir um único imóvel e utilizá-lo como residência própria e de sua família há mais de cinco anos; ter renda familiar não superior a três salários mínimos, ou per capita de até um salário mínimo nacional; e não ser integrante de família beneficiada anteriormente pelo programa.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, em trabalho conjunto com a Habitação, deve proceder o levantamento quanto ao cumprimento dos requisitos estabelecidos, além do cadastramento das famílias beneficiadas.

Já a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Obras e Habitação promoverá ou auxiliará a elaboração de projetos, especificações técnicas e orçamentos básicos para os projetos de recuperação ou reconstrução. A pasta também fará a fiscalização e acompanhamento das obras realizadas.

Vale destacar as 18 comunidades contempladas no projeto “Morar Melhor”: Vitória; Guanxumas de Búzios; Porto do Meio; Pitangueiras; Vermelha; Mansa; Canto do Ribeirão; Canto da Lagoa; Bonete; Eustáquio; Guanxuma; Serraria; Saco do Sombrio; Enchovas; lndaiaúba; Figueira; Poço/Itapema; e Praia da Fome.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela Carinho por nossa gente, orgulho da nossa terra.

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo