Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Secretaria de Saúde de Ilhabela

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Secretaria de Saúde de Ilhabela e Movimento Barreirinha se unem em parceria social

Fotos: Divulgação / PMI

 

Nos últimos meses, várias ações no caminho da atenção à saúde e desenvolvimento com parcerias sociais foram tomadas pela Prefeitura de Ilhabela na atenção aos adolescentes. Essa pactuação se iniciou com a Secretaria Estadual da Saúde, com o projeto Saúde em Ação, e tem sido proposta em vários eventos nesse sentido.

 

Durante as últimas semanas, os diálogos entre a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Movimento Popular Barreirinha têm construído pensamentos e direcionamentos para se construir um dispositivo para esse compartilhamento.

 

Para concretizar esses planos, na manhã desta segunda-feira (2), estiveram reunidos no gabinete, com a prefeita Maria das Graças Ferreira, o coordenador da Atenção Básica, Antonio Galante, a coordenadora do NES (Núcleo de Educação em Saúde) Fernanda Garcez, a enfermeira da Unidade Básica de Saúde da Barra Velha, Elionalva, e o presidente do Movimento Popular Barreirinha, Erick, para falar sobre a construção de um espaço para os movimentos sociais.

 

“As integrações com a sociedade podem ser compreendidas como um modo particular de reconhecer e enfrentar os problemas de saúde mediante o diálogo com as classes populares, o respeito às suas culturas e o reconhecimento dos seus saberes como válidos”, disse a prefeita.

 

O projeto de construção de um espaço na rua Boa Vista com a rua Benedito Mariano Leite, no bairro da Barra Velha, entre as áreas mais populosas do município, contará com um espaço para as Práticas Integrativas e Completares (PIC’s) do SUS, o setor administrativo do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf) e a área para o Movimento Social Barreirinha no piso inferior. No piso superior, o Centro de Especialidades Odontológicos contará com cinco salas de procedimentos, uma sala de reunião e um laboratório de próteses.

 

“O Projeto de construção de um espaço físico foi lançado como um programa para se concretizar essa união e acolherá a população e os movimentos sociais. Esse projeto nasce como orgulho para o município e tem a intenção aproximar ainda mais a população à Secretaria de Saúde”, comentou o secretário de Saúde, Alberto Orro.

 

A promoção da saúde integral, que é onde diferentes setores da saúde se envolvem em um movimento de integração multiprofissional e interdisciplinar, com o envolvimento da sociedade, tem o grande potencial de se tornar um modelo de práticas exitosas. “A movimentação de parcerias com a sociedade tem seus princípios no SUS como práticas determinantes para a produção de saúde. Esse olhar que cria vínculos e integrações aumentam as ferramentas da atenção à saúde”, falou Antonio Galante, coordenador da Atenção Básica de Ilhabela.

 

Ilhabela se destaca muito por ter saído à frente com um programa tão inovador contemplando participação popular em saúde e do controle social com o rigor da promoção à saúde e a prevenção dos agravos. “A intenção de executar esse projeto nos parece com grande capacidade de alcançar nossos objetivos e fortalecer nossa população”, finalizou Erick, do Movimento Popular Barreirinha.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela Carinho por nossa gente, orgulho da nossa terra.

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo