Espaço Árvore é aplicado em Ilhabela

Série de ações voltadas para preservação

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 16/09/2019

Espaço Árvore é aplicado em Ilhabela

Divulgação / PMI

Como parte de uma série de ações voltadas para a preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, trabalha com o Espaço Árvore, que consiste em deixar no entorno das árvores um novo parcelamento de solo com condições mínimas adequadas ao local de plantio das espécies, garantindo, de forma perene, o seu crescimento e desenvolvimento.

A descrição, da Prefeitura de Paulínia (SP), também participante do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado, é completada pelo Meio Ambiente ilhéu ao informar que a iniciativa favorece a absorção de água e o contínuo reabastecimento de mananciais.

A área desse espaço deve ter 40% da largura da calçada e o dobro de comprimento, assim, nos casos em que a calçada possuir 2m de largura, o Espaço Árvore deve ter 80cm de largura e 1,60m de comprimento. Em casos em que a calçada apresentar menos de 2m de largura, é necessário que a área seja reduzida, uma vez que, conforme a lei (ABNT, 2015), deve ser mantida uma faixa livre de, no mínimo, 1,20m de largura para segurança e conforto dos pedestres.

Um dos exemplos da aplicação do Espaço Árvore é o novo estacionamento do Paço Municipal, no Perequê, além de outras obras e reformas recentes. “Pequenas atitudes como essa são essenciais para manutenção da fitossanidade de nossas árvores, ademais, ainda diminuem o risco de enchentes e alagamentos”, esclareceu Mariana Ferraz, do Meio Ambiente.

Mais informações sobre o Espaço Árvore podem ser encontradas na Resolução Estadual SMA (Secretaria do Meio Ambiente) n° 33/2018.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo