Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Proteção de nascentes foi abordada

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Proteção de nascentes foi abordada durante visita de alunos ao Viveiro Municipal de Ilhabela

Duas escolas da rede pública municipal de Ilhabela, Maria Leonor Marques e Natã Hugo Soares, levaram seus pequenos alunos, de quatro e cinco anos, para uma visita especial ao Viveiro Municipal Aroeira, na semana passada. O principal tema abordado durante a visita foi a proteção de nascentes, pois são elementos ambientais fundamentais para a manutenção da vida, segundo informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que coordena o Viveiro Municipal.

Ainda de acordo com a pasta responsável, das nascentes e olhos d’água derivam córregos e afluentes que, muitas vezes, garantirão suporte hídrico necessário para a instalação e perpetuação de um ecossistema. “Tratando especificamente da figura humana, pode-se afirmar que praticamente toda a dessedentação (local onde se acumula água) e o abastecimento de água provém desse tipo de recurso. No entanto, a viabilidade de uma nascente é suscetível às diversas variáveis que podem resultar no seu adequado funcionamento ou na sua extinção”, destacou a secretaria.

Um dos principais agentes que garantem a preservação de um olho d’água é a vegetação a ele associada. “O Viveiro realizou um percurso com os alunos que engloba trilha e curso d’água; durante esse passeio foi abordada, de forma lúdica, a importância de preservar as nascentes para continuar a ter água em abundância nos cursos d’água. Além disso, também foi tratada a importância da preservação da mata ciliar e do entorno de nascentes para a garantia de água. No dia posterior à visita, na escola, as crianças fizeram desenhos sobre o que foi aprendido”, falou Mariana Ferraz, do Viveiro Municipal, sobre os alunos da E. M. Maria Leonor Marques.

 

Conheça mais sobre o assunto

A mata ciliar caracteriza-se por ser a vegetação nativa presente ao longo de recursos hídricos. Essa fitofisionomia florística auxilia no controle de absorção e lixiviação (extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo, depósito sedimentar, entre outros, pela ação de um fluido percolante) de nutrientes, sedimentos e na contenção de erosão de áreas em declive; intercepta e absorve a radiação solar determinando as características atmosféricas do ambiente; contribui para a estabilização da temperatura da água e realiza muitas outras funções que suportam a viabilidade ambiental das formações a que estão associadas.

Variados tipos de pressões antrópicas impactam severamente as matas ciliares, principalmente quando encontram-se próximas aos centros urbanos. Intervenções como desmatamento, extinção local de dispersores, despejo irregular de esgoto e a canalização ou desvio de córregos podem ter efeitos extremamente nocivos.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela Carinho por nossa gente, orgulho da nossa terra.

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo