Proteção de nascentes foi abordada

durante visita de alunos ao Viveiro

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 25/09/2019

Proteção de nascentes foi abordada durante visita de alunos ao Viveiro Municipal de Ilhabela

Duas escolas da rede pública municipal de Ilhabela, Maria Leonor Marques e Natã Hugo Soares, levaram seus pequenos alunos, de quatro e cinco anos, para uma visita especial ao Viveiro Municipal Aroeira, na semana passada. O principal tema abordado durante a visita foi a proteção de nascentes, pois são elementos ambientais fundamentais para a manutenção da vida, segundo informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que coordena o Viveiro Municipal.

Ainda de acordo com a pasta responsável, das nascentes e olhos d’água derivam córregos e afluentes que, muitas vezes, garantirão suporte hídrico necessário para a instalação e perpetuação de um ecossistema. “Tratando especificamente da figura humana, pode-se afirmar que praticamente toda a dessedentação (local onde se acumula água) e o abastecimento de água provém desse tipo de recurso. No entanto, a viabilidade de uma nascente é suscetível às diversas variáveis que podem resultar no seu adequado funcionamento ou na sua extinção”, destacou a secretaria.

Um dos principais agentes que garantem a preservação de um olho d’água é a vegetação a ele associada. “O Viveiro realizou um percurso com os alunos que engloba trilha e curso d’água; durante esse passeio foi abordada, de forma lúdica, a importância de preservar as nascentes para continuar a ter água em abundância nos cursos d’água. Além disso, também foi tratada a importância da preservação da mata ciliar e do entorno de nascentes para a garantia de água. No dia posterior à visita, na escola, as crianças fizeram desenhos sobre o que foi aprendido”, falou Mariana Ferraz, do Viveiro Municipal, sobre os alunos da E. M. Maria Leonor Marques.

 

Conheça mais sobre o assunto

A mata ciliar caracteriza-se por ser a vegetação nativa presente ao longo de recursos hídricos. Essa fitofisionomia florística auxilia no controle de absorção e lixiviação (extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo, depósito sedimentar, entre outros, pela ação de um fluido percolante) de nutrientes, sedimentos e na contenção de erosão de áreas em declive; intercepta e absorve a radiação solar determinando as características atmosféricas do ambiente; contribui para a estabilização da temperatura da água e realiza muitas outras funções que suportam a viabilidade ambiental das formações a que estão associadas.

Variados tipos de pressões antrópicas impactam severamente as matas ciliares, principalmente quando encontram-se próximas aos centros urbanos. Intervenções como desmatamento, extinção local de dispersores, despejo irregular de esgoto e a canalização ou desvio de córregos podem ter efeitos extremamente nocivos.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo