Secretaria de Saúde apresenta trabalhos

8º Congresso Brasileiro

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 03/10/2019

Secretaria de Saúde apresenta trabalhos no 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, participou, entre os dias 26 e 30 de setembro, do 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, em João Pessoa (PB). O tema central do congresso foi “Igualdade nas diferenças: enfrentamento na construção compartilhada do bem viver e o SUS”.

A abordagem das diferentes matizes do pensamento social brasileiro e mundial e das diversas compreensões sobre o processo saúde/doença/cuidado, ao longo da história, bem como na contemporaneidade, foi o foco central do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

O público presente contou com estudantes, professores, ativistas, gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e outros atores sociais para promover um amplo debate sobre o valor da igualdade. “A proposta foi de diálogo acadêmico cada vez mais inclusivo e plural, fazendo caber nossas diferenças nas mesas redondas e demais espaços da programação científica em busca de maior horizontalidade nas relações com os serviços do SUS”, falou o coordenador da Atenção Básica de Ilhabela, Antonio Galante, presente no evento.

A equipe da Secretaria de Saúde, representada pelo coordenador e pelos profissionais: Bárbara Murbach, Daniel Lemes, Elionalva Rodrigues, Henrique Torres, Leonardo Mistero e Marie Van Sebroeck apresentou quatro trabalhos no evento: “Conferência Municipal de Saúde de Ilhabela”, “Atendimento de Saúde Bucal nas Comunidades Tradicionais”, “Ações Educativas dos Profissionais de Saúde nas Escolas” e “Educação Permanente com os Agentes Comunitários”.

Para o secretário de Saúde, Alberto Orro, a participação em congressos como esse é positiva para os profissionais. “Essas trocas de pesquisas acadêmicas com os profissionais do SUS acrescentam grande potencial na transformação dos trabalhadores da saúde e norteiam os processos de condução dos serviços”, disse Orro.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal, Henrique Torres, “as discussões, ao mesmo tempo, de política e ciência tomam por uma grande expectativa: desenvolver mais estudos com a população brasileira”.

Na ocasião, também foram comemorados os 40 anos da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Abrasco, criada em 27 de setembro de 1979, em Brasília (DF), com a reafirmação dos compromissos e produção dos novos tempos futuros para a saúde.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo