Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Secretaria de Saúde apresenta trabalhos

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Secretaria de Saúde apresenta trabalhos no 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, participou, entre os dias 26 e 30 de setembro, do 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, em João Pessoa (PB). O tema central do congresso foi “Igualdade nas diferenças: enfrentamento na construção compartilhada do bem viver e o SUS”.

A abordagem das diferentes matizes do pensamento social brasileiro e mundial e das diversas compreensões sobre o processo saúde/doença/cuidado, ao longo da história, bem como na contemporaneidade, foi o foco central do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

O público presente contou com estudantes, professores, ativistas, gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e outros atores sociais para promover um amplo debate sobre o valor da igualdade. “A proposta foi de diálogo acadêmico cada vez mais inclusivo e plural, fazendo caber nossas diferenças nas mesas redondas e demais espaços da programação científica em busca de maior horizontalidade nas relações com os serviços do SUS”, falou o coordenador da Atenção Básica de Ilhabela, Antonio Galante, presente no evento.

A equipe da Secretaria de Saúde, representada pelo coordenador e pelos profissionais: Bárbara Murbach, Daniel Lemes, Elionalva Rodrigues, Henrique Torres, Leonardo Mistero e Marie Van Sebroeck apresentou quatro trabalhos no evento: “Conferência Municipal de Saúde de Ilhabela”, “Atendimento de Saúde Bucal nas Comunidades Tradicionais”, “Ações Educativas dos Profissionais de Saúde nas Escolas” e “Educação Permanente com os Agentes Comunitários”.

Para o secretário de Saúde, Alberto Orro, a participação em congressos como esse é positiva para os profissionais. “Essas trocas de pesquisas acadêmicas com os profissionais do SUS acrescentam grande potencial na transformação dos trabalhadores da saúde e norteiam os processos de condução dos serviços”, disse Orro.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal, Henrique Torres, “as discussões, ao mesmo tempo, de política e ciência tomam por uma grande expectativa: desenvolver mais estudos com a população brasileira”.

Na ocasião, também foram comemorados os 40 anos da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Abrasco, criada em 27 de setembro de 1979, em Brasília (DF), com a reafirmação dos compromissos e produção dos novos tempos futuros para a saúde.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela Carinho por nossa gente, orgulho da nossa terra.

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo