E.M. Sebastião Leite realiza atividades

Dia Nacional da Consciência Negra

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 25/11/2019

E.M. Sebastião Leite realiza atividades diferenciadas em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

Desfile Afro encerrou a semana de comemorações

 

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a equipe da E.M. Sebastião Leite desenvolveu uma vasta programação em homenagem a esse dia tão importante e tão cheio de significado.

Os alunos da unidade viveram muito mais que um Dia da Consciência Negra. Com o apoio de voluntários da comunidade, a direção, professores e funcionários organizaram diferentes atividades lúdicas, artísticas, informativas e reflexivas sobre o tema, com o intuito de oportunizar o desenvolvimento de uma consciência negra efetiva na escola e no seu entorno, promovendo o respeito mútuo.

Para a coordenadora da unidade, Muriel Cravo, “Todos sabemos que a escola é uma importante referência para as crianças e a maneira como o tema foi abordado durante o ano letivo, e principalmente nesta semana, faz com que pequenos cidadãos entendam o processo histórico do nosso país em relação aos negros e possam transformar a sociedade em que estão inseridos, tornando-a mais justa e completamente livre do racismo”.

Dentre as atividades realizadas houve palestra com o Coletivo Negro Odu; história e confecção de boneca Abayomi, com a residente pedagógica, Angélica; apresentação de músicas e danças africanas; apreciação de composições musicais e contação de história sobre o tema; oficina de tranças; cine debate; roda de capoeira; pinturas corporais; vivência com jogo africano (mancala); gincana informativa; artes decorativas; toda de samba, com a história da origem do ritmo; e pra finalizar a programação, com a parceria de cabelereiras de São Sebastião, foi promovido um desfile afro, onde a beleza negra foi exaltada e fortificada.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo