Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Prefeita participa de reunião do Codivap

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Prefeita de Ilhabela participa de reunião do Codivap sobre soluções para o saneamento e o meio ambiente

Reunião contou com a participação do secretário estadual de infraestrutura e meio ambiente

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, participou nesta segunda-feira (25), em Taubaté, da reunião da Associação de Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, o “Codivap” (antigamente denominado “Consórcio”), com 50 anos e que representa 44 cidades. A pauta principal dessa reunião foi a importância das ações voltadas à infraestrutura e ao meio ambiente.
Durante o evento, o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, explanou sobre projetos e atividades de sua abrangente pasta, destacando ainda a importância de iniciativas dos municípios para o desenvolvimento sustentável da região. Mais uma vez, Penido reiterou a disposição do governo estadual em apoiar as cidades no andamento de projetos e investimentos. “Estamos abertos às soluções que os municípios queiram adotar para cuidar do lixo produzido, do saneamento e do meio ambiente”, destacou.
O presidente do Codivap e prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, falou sobre a importância do secretário na reunião. “O Codivap demonstra sua grande preocupação com as questões ambientais, relacionadas à infraestrutura e meio ambiente, principalmente por ter ciência de que os municípios são agora os responsáveis pela coleta e destinação do lixo e que a questão ambiental é relacionada à saúde pública”.
A prefeita Gracinha também elogiou a presença do secretário e o tema da reunião. Saneamento é a principal prioridade da gestão da prefeita, iniciada há seis meses. “Por isso, em poucos meses, temos feito um grande esforço para concretizar os projetos e as iniciativas voltadas ao saneamento e ao meio ambiente, que são problemas de décadas do arquipélago”. Lembrou.

Encaminhados
Gracinha concluiu a atualização do Plano Municipal de Saneamento, desenvolvido pelo Instituto Mackenzie, com consulta à população por meio de audiências públicas, e também tomou grandes iniciativas voltadas à universalização do saneamento básico no arquipélago, com um investimento que gira em torno de R$ 160 milhões.
Entre os grandes investimentos em água e tratamento de esgoto, estão a ampliação do sistema de reservação de água tratada para solucionar o problema do abastecimento no município. Foi iniciada a obra de construção do reservatório do Sistema Pombo, no bairro Bexiga, que permitirá elevar a capacidade de 150 mil litros para 3,5 milhões de litros de água. Já o Sistema Água Branca, composto por seis reservatórios com capacidade de 4,1 milhões de litros de água, passará para 10,32 milhões de litros, com a construção de mais sete unidades. Após a conclusão dessas obras, Ilhabela terá um armazenamento de 13,87 milhões de litros de água.
Os grandes investimentos em tratamento de esgoto que estão em andamento são adequação e complementação de seis Estações Elevatórias de Esgoto; além da construção de outras duas Estações de Tratamento, a da Feiticeira e da Praia Grande. As Elevatórias estão em processos licitatórios, enquanto a Estação de Tratamento da Feiticeira está licenciada e a da Praia Grande passa por adequações do projeto.
Os 25 quilômetros de rede coletora estão sendo implantados entre os bairros Julião e Veloso, no Sul; além de redes complementares no Zabumba, no alto da Barra Velha. Antes do início dos 25 quilômetros (já com 8km executados), foram entregues outros oito quilômetros no trecho do Piúva ao Portinho, região Sul.

Mais ações
A Secretaria de Meio Ambiente também segue empenhada na conscientização ambiental, como por exemplo, com a realização de eventos sobre a temática; destacam-se: Semana Lixo Zero Ilhabela e Festival Sustenta.
A Secretaria de Meio Ambiente informou ainda que após o esvaziamento do Aterro Municipal irá trabalhar, junto à Cetesb, para que o espaço seja licenciado como área de transbordo.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela Carinho por nossa gente, orgulho da nossa terra.

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo