Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Alunos de Ilhabela comemoram

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Alunos de Ilhabela comemoram o Dia de Ação de Graças

Refeição festiva, com cardápio a base de frutas da época e um prato tradicional da culinária caiçara é servido nas escolas

 

Não existe nada melhor para entender uma língua do que fazer uma imersão na cultura em que ela se origina e tem sido uma tradição na rede municipal de Educação a comemoração do Dia de Ação de Graças, em inglês “Thanksgiving Day”, como parte do eixo cultural da disciplina de Língua Inglesa.

Durante o mês de novembro, os professores de Inglês, trabalham junto aos alunos, os elementos históricos e culturais da data festiva, comemorada em diversos países falantes da Língua Inglesa pelo mundo. “A intenção é abordar a história e a cultura desses povos, estabelecendo um paralelo com a cultura e a história local, no intuito de desenvolver no estudante o senso de identidade, despertando a curiosidade e o respeito a diferentes culturas e visões de mundo, compreendendo, a partir de vivências significativas, a importância de valorizar manifestações e experiências culturais diversas, além de promover reflexões críticas a respeito da relação entre o colonizador europeu e os povos indígenas na formação dos povos americanos” explicou o coordenador pedagógico, Luiz Gustavo Mubarack

O Dia de Ação de Graças, dentro dessa proposta pedagógica, não visa atrelar-se a qualquer orientação religiosa específica, mas promover valores humanos universais e ecumênicos, como a gratidão, o respeito, a solidariedade, a paz, a cooperação e irmandade entre os diferentes povos e culturas.

Como parte dessa comemoração, as escolas estão servindo às crianças uma refeição festiva, com um cardápio a base de frutas da época e um prato tradicional da culinária caiçara, tendo o peixe como o protagonista.

 

Origem do Dia de Ação de Graças

No século XVI, em Plymouth Colony, Massachusetts, região chamada de Nova Inglaterra, os habitantes da vila realizaram uma festa para comemorar a colheita dos alimentos daquele ano. Isso porque eles passaram por invernos muito rigorosos.

Foi a partir de 1620, depois de muitas intempéries, que os peregrinos fundadores da vila, passaram a festejar a boa safra.

Em 1621, a fim de repetir o agradecimento pelas colheitas, o governador da vila organiza a “Festa no Outono” entre os colonos ingleses e americanos nativos. Esse evento foi composto de pratos variados com milho, peixe, patos e perus.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela Carinho por nossa gente, orgulho da nossa terra.

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo