Ilhabela realiza compra de mil testes

rápidos para diagnosticar o Covid-19

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 30/03/2020

Ilhabela realiza compra de mil testes rápidos para diagnosticar o Covid-19

Foto: Imagem ilustrativa

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde realizou na semana passada, a compra de mil testes rápidos, para diagnosticar o novo coronavírus (Covid-19).

O anúncio da aquisição foi feito pelo secretário da pasta, Gustavo de Freitas Barboni, ao vivo em uma rádio local. “Após consultar nossa equipe técnica, decidimos pela compra de mil testes rápidos para o Covid-19. Com esses testes, conseguiremos fazer bloqueios caso seja necessário”, explicou.

A equipe técnica ficará responsável quanto a organização e a aplicação dos testes. “Após a avaliação médica, o profissional de saúde é quem vai definir se o paciente deve ou não fazer o exame. Vale lembrar, que os sintomas da doença se manifestam a partir do 5º dia”, ressaltou Barboni.

Os testes rápidos também serão enviados pelo Ministério da Saúde e a sua distribuição para os municípios ficará sobre a responsabilidade do Governo Estadual.

A previsão é de que os testes serão entregues em poucos dias.

Alô Saúde

O Alô Saúde é serviço de atendimento à população via telefone e aplicativo de mensagens, que fornece informações e orientações sobre o coronavírus e, a fim de diferenciar qual tipo de serviço de saúde procurar e evitar a busca desnecessária de atendimentos em unidades de saúde.

O telefone disponível para ligação é o 38969222 com 10 ramais, e para o aplicativo de mensagens instantâneas são: 12 99637 7244, 12 99656 7665, 12 996622 4800 e 12 99168 0733.

O Alô Saúde Covid-19 irá funcionar durante oito horas por dia, todos os dias da semana, das 8h às 17h.

Principais dúvidas sobre o novo coronavírus (Covid-19)

Como se transmite
Através das gotinhas de secreção, que são lançadas no ambiente quando o doente tosse e/ou espirra. Também ocorre a transmissão quando colocamos as mãos contaminadas nos olhos, na boca, no nariz.

Quando devo usar máscara?
Se você não for profissional da saúde só deve utilizar máscara se estiver tossindo e/ou espirrando. Isso impede a transmissão direta da doença para os outros e também evita a contaminação das superfícies (bancadas, balcões, mesas, etc). Quando utilizada sem indicação, a máscara dá uma falsa sensação de segurança, aumentando o risco de contaminação.

 

Antes era “suspeito de Coronavírus”. Agora é “síndrome gripal”. Qual a diferença?
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, suspeito era o indivíduo com síndrome gripal com histórico de viagem para país com transmissão da doença, ou com contato com pacientes suspeitos ou confirmados da doença (na ilha foram notificados 17 suspeitos). Com o aparecimento de casos confirmados no Brasil, o Ministério da Saúde passou a considerar todo o território nacional como área de transmissão comunitária, restringindo a coleta de amostra para os casos graves, óbitos e profissionais da saúde sintomáticos. A síndrome gripal pode ser Coronavírus. Portanto, o paciente deve ficar em isolamento domiciliar e os familiares em quarentena.

Quantos casos temos em Ilhabela?
Até 28 de março:

Suspeitos de coronavírus = 14
Sendo que 3 já foram descartados
Síndrome gripal = 55

Os resultados dos exames estão demorando a chegar, por quê?
O laboratório Adolfo Lutz é o responsável pela realização dos exames dos pacientes de Ilhabela. Assim como de todos do Estado de São Paulo. Portanto, a alta demanda de amostras recebidas pelo laboratório reflete na demora da emissão dos resultados.

Por que a quarentena tem que ser pra todos, mesmo não sendo do grupo de risco?
Porque os jovens sem doença de base, sai para o trabalho, a criança vai para a escola, se contaminam e ao voltarem pra casa colocam em risco os idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas que ali moram. Lembrando que os grupos de risco são aqueles que podem complicar se contraírem a doença. Porém, pessoas fora desses grupos também podem evoluir mal.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo