Boletim Saúde – Ilhabela

NOVO CORONAVÍRUS -(COVID-19)

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 04/04/2020

Boletim Saúde – Ilhabela

NOVO CORONAVÍRUS -(COVID-19)

No momento o mundo todo está em alerta com o novo coronavírus, oficialmente designado COVID-19.

O vírus apresenta uma grande capacidade de disseminação e já foi considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma pandemia, quando há a propagação por diversos continentes.

O vírus causa uma doença respiratória, sendo A MAIORIA DOS CASOS LEVES E MODERADOS, semelhante a uma gripe (febre, tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar). Em alguns casos menos frequentes, pode levar a quadros mais graves, cursando com maiores complicações, necessitando de internação. Em casos extremos, pode levar ao óbito. Quem tem risco maior a apresentar formas mais graves, são os pacientes com mais idade (principalmente acima de 60 anos) e os que são portadores de alguma doença crônica.

A transmissão ocorre pelo ar ou pelo contato direto ou indireto com secreções, como pelo espirro, tosse, gotículas de saliva, aperto de mãos, contato com objeto ou superfícies contaminadas. Portanto, é de fundamental importância que cada um de nós adote medidas para reduzir a transmissão.

Dentre elas:

    • a higienização frequente das mãos: com água e sabão ou álcool gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar; após ir ao banheiro; antes e depois de comer; após tocar em superfícies potencialmente contaminadas (como corrimão, mesa, em ônibus);
    • ao tossir e espirrar: cobrir a boca e o nariz com os braços (região do cotovelo) ou com lenço de papel descartável, não utilizar as mãos; se usar lenço, descartar em seguida; higienizar as mãos após;
    • evite contato próximo com pessoas com febre ou tosse;
    • mantenha os ambientes ventilados e arejados;
    • procure ficar ao máximo em seu domicílio, evitando locais públicos e grandes aglomerações; pacientes que retornaram recentemente de áreas com transmissão local devem seguir as mesmas orientações;
    • pessoas saudáveis, sem sintomas, NÃO precisam usar máscaras de qualquer tipo;

Caso você apresente algum sintoma como febre, tosse, coriza, dor de garganta pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do seu domicílio. Na chegada, logo solicite a recepcionista uma máscara e siga as instruções que serão dadas. Dê preferência ao atendimento nas UBS’s de Ilhabela, onde as equipes estão preparadas para acolher e atender adequadamente os casos suspeitos do COVID-19.

Não há motivo para pânico! Procure seguir as recomendações fornecidas!

 

Foram notificados 17 pacientes com suspeita do Novo Coronavírus (COVID-19) em Ilhabela, desses, 07 foram descartados para a doença e outros 10 aguardam resultados de exames, cujas amostras foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo. Em razão da grande demanda de amostras recebidas no laboratório, provenientes de todos os municípios do Estado de São Paulo e inclusive de outros Estados, a emissão dos laudos tem demorado.

Novo Coronavírus (COVID-19) – Ilhabela/SP
Notificados Confirmados Descartados Aguardando Resultado Internados Óbitos
17 0 9 8 0 0

Dados provisórios atualizados em 03/04/2020
Vigilância Epidemiológica – SMS

Síndrome Gripal – Ilhabela/SP
Notificados Em Investigação* Confirmado para COVID-19 Internados Óbitos
110 11 01 0 0

* 11 Profissionais de saúde foram notificados com Síndrome Gripal e estão em investigação

Dados provisórios atualizados em 03/04/2020
Vigilância Epidemiológica – SMS

Desde o dia 20/03 os exames laboratoriais visando o diagnóstico do Novo Coronavírus (COVID-19), serão solicitados somente para pacientes internados graves ou críticos e para profissionais de saúde com sintomas de Covid-19, conforme o novo protocolo do Estado de São Paulo. Os casos são notificados como SÍNDROME GRIPAL e os pacientes são orientados a respeito do isolamento domiciliar, de acordo com as diretrizes do Estado e do Ministério da Saúde. Casos graves serão internados no Hospital Mário Covas.

 

DENGUE

Embora o país esteja preocupado com a proliferação do novo Coronavírus, não podemos deixar passar desapercebido, o GRANDE problema que temos ano após ano, verão após verão… a DENGUE.

Não esqueça de olhar o seu quintal em busca de possíveis criadouros como, pratinhos de vasos de plantas, garrafas, pneus velhos, e tudo que possa acumular água parada.

Juntos podemos vencer a Dengue!!!

Dengue – Ilhabela/SP
Notificados Confirmados Descartados Em investigação Internados Óbitos
827 136 559 132 0 1

Dados provisórios atualizados em 03/04/2020
Vigilância Epidemiológica – SMS

Os casos confirmados estão concentrados principalmente nos bairros: Barra Velha, Perequê, Reino, Itaquanduba e Água Branca.

DECRETOS E LIMINARES

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo