Crescimento de casos de Covid-19

relaxamento no isolamento preocupam

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 22/06/2020

Crescimento de casos de Covid-19 e relaxamento no isolamento preocupam a Prefeitura de Ilhabela

Desde a sexta-feira (19), a prefeitura flexibilizou ainda mais a entrada e saída na balsa, atendendo manifestações contrárias à restrição

 

Em apenas 20 dias, período de maior flexibilização na travessia, os casos confirmados mais que duplicaram, saltaram de 56 para 138

 

A polêmica nas redes sociais sobre a flexibilização na travessia da balsa, durante a pandemia da Covid-19, pode estar longe de acabar, mas a matemática mostra que a prefeitura do arquipélago tem motivos para manter a preocupação com a possibilidade de saturação da estrutura de atendimento na rede pública com uma possível explosão de casos da doença. Relatório de profissionais da Saúde mostra que em apenas 20 dias do mês de junho os casos confirmados mais que duplicaram, saltaram de 56 (em maio) para 138. A cidade tem mais 63 pessoas aguardando resultados de exames.

Além da escalada dos números confirmados de Covid-19, que em março e abril, quando havia forte restrição na travessia, eram de apenas 3 e 7 casos, respectivamente, neste final de semana ocorreu outro fator preocupante, o relaxamento no isolamento social e crescimento da ocupação das praias.

Os dois fatores – o crescimento dos casos e a maior ocupação das praias – ocorreram depois que a prefeitura atendeu ao pedido de manifestantes para flexibilizar ainda mais a travessia para entrada e saída de residentes. Foram registradas 1686 entradas, no período de 9 a 14 de junho, e 2082 entradas de 15 a 21 de junho.

Após o período em que a prefeitura atendeu orientação de flexibilização do estado de São Paulo, os casos duplicaram no município e estão preocupando as equipes de Saúde, que vêm verificando que parte da população não está respeitando as medidas de isolamento, evitando aglomerações no comércio, nas praias, e também não estão utilizando máscaras na rua. A flexibilização das restrições na travessia de balsas, também requerida através de movimentos, é outra preocupação já que o trânsito de pessoas entre as cidades pode aumentar ainda mais o número de casos no município.

Por esses motivos, a Secretaria de Saúde reiterou que as medidas de isolamento e distanciamento social são as melhores maneiras de evitar a propagação do vírus. “Essas medidas associadas ao uso frequente de máscaras e aos processos de higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, são muito eficientes, dizem estudos. A flexibilização destas medidas de isolamento deve ocorrer, porém com critérios técnicos e em momentos oportunos. A Prefeitura de Ilhabela reforça a necessidade de evitar aglomerações e o uso constante de máscaras e pede à população a adesão a estas medidas tão simples, porém importantes no combate ao Coronavirus”, destacaram representantes da equipe de profissionais que integram o comitê de enfrentamento.

 

Manifestação

Desde a última sexta-feira (19), a prefeitura flexibilizou a entrada e saída da balsa, atendimento também aos pedidos de diversos grupos contrários à restrição. No dia 13 de junho foi realizada, inclusive, dentro de uma das balsas, do lado do arquipélago, uma manifestação de um grupo intitulado “Balsa Livre”, apoiada por moradores de segunda residência, empresários, vereador, pré-candidatos, político, entre outros, que apontaram a restrição como “absurdo”. Até veículos de comunicação encabeçaram a campanha pelo afrouxamento do controle na balsa, exibindo matérias com destaque apenas às reivindicações. Nesta última semana houve também manifestação pública da OAB em prol do afrouxamento controlado da restrição na travessia.

No início das ações contra a proliferação do Coronavírus, quando a prefeitura publicou decreto sobre a restrição na travessia, elaborado com apoio e orientação de representantes do Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, o Comitê Municipal de Enfrentamento à pandemia orientou o isolamento social como muito importante à preservação da vida da população. Buscando atender estas reivindicações, a Prefeitura aderiu ao Plano São Paulo de Flexibilização.

Nas últimas semanas, além da liberação para moradores com comprovação na balsa, a prefeitura seguiu orientações do governo do estado de São Paulo e avançou na retomada das atividades econômicas. Nos próximos dias, quando prevê a abertura com controle de restaurantes e salões de beleza, e outros, a prefeitura terá que observar os números da doença.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo