Ilhabela participa da I Roda de Conversa

Virtual da Educação Diferenciada

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 09/07/2020

Ilhabela participa da I Roda de Conversa Virtual da Educação Diferenciada nas Comunidades Tradicionais

Ação Formativa de Educação Diferenciada nas Comunidades Tradicionais também integrou a agenda 

A Secretaria de Educação de Ilhabela participou no dia 26 de junho, da I Roda de Conversa Virtual da Educação Diferenciada nas Comunidades Tradicionais, em ambiente virtual, por meio de aplicativo.

Os professores das oito Unidades Escolares das Comunidades Tradicionais de Ilhabela juntamente com a equipe gestora, bem como os Coordenadores Técnicos da SME, participaram do encontro. O secretário de Educação de Ilhabela profº João Paulo de Souza também prestigiou o evento, pois este já era seu anseio quando esteve no cargo de diretor destas escolas.

A roda de conversa contou com a presença dos representantes do PEA – ILHABELA (PEA: Programa de Educação Ambiental, é uma medida mitigadora do licenciamento ambiental federal para a exploração de petróleo e gás do Pré-Sal); da líder comunitária Angélica Rafael de Souza da Praia Mansa; dos integrantes do Coletivo de Apoio à Educação Diferenciada de Paraty – RJ e do Professor Doutor Domingos Nobre da UFF – Universidade Federal Fluminense.

Os principais objetivos desta reunião foram a explanação dos princípios básicos da educação diferenciada e sua importância para a permanência das comunidades caiçaras em seu território; e a trajetória, avanços e os desafios da educação diferenciada nas comunidades tradicionais do município de Paraty (RJ) para troca de boas práticas. De acordo com o secretário João Paulo: “Este é um momento muito rico, pois já havia um diálogo com os professores e com os parceiros do PEA para que houvesse a troca de experiências das realidades das escolas de comunidades tracionais caiçaras de outros municípios como por exemplo, o de Paraty (RJ), o qual já sabíamos possuir avanços na área. Ansiávamos com esse encontro com o Coletivo de Apoio à Educação Diferenciada do município de Paraty. Infelizmente não foi possível realizá-lo de forma presencial devido a pandemia da Covid-19, mas estou muito feliz por estar acontecendo agora, mesmo que de forma virtual. Este é um momento favorável para que a Educação possa se tornar um elo com as Comunidades. Para que a escola se torne de fato um local de diálogo e de resistência da cultura caiçara”.

 

Ação Formativa de Educação Diferenciada nas Comunidades Tradicionais

O encontro do dia aconteceu no dia 3/7/2020, também de forma virtual, o primeiro encontro de Ação Formativa de Educação Diferenciada nas Comunidades Tradicionais. Teve como pauta os aspectos legais e as metodologias da educação diferenciada, bem como a importância dos processos organizativos na implementação de políticas públicas para a área. Houve também um importante momento de debates onde os participantes puderam interagir entre si, produzindo riquíssima troca de experiências. Diante da discussão sobre as políticas públicas, a Diretora das Escolas de Comunidades Tradicionais, Professora Vilma Pereira Barreto, expôs que o Plano Municipal de educação não prevê, até o presente momento, nenhum capítulo específico sobre educação do campo e/ou educação diferenciada que englobaria nossas Comunidades Caiçaras Tradicionais. Assim o grupo propôs a criação de um Coletivo de Apoio à Educação Diferenciada de Ilhabela, para que consiga articular junto aos poderes Executivo e Legislativo ações que venham a convergir com melhorias no campo educacional para estas escolas, respeitando todas as particularidades de sua cultura tão rica.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo