Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela lança pacote

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela lança pacote de medidas tributárias para pagamento de impostos e taxas

A cobrança do ISS e de taxas municipais será feita de forma proporcional e ao final da pandemia

 

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos, a Gracinha, prorrogou o vencimento da parcela única do IPTU de 2020 para o dia 30 de julho desse ano. O decreto número 8.087, assinado nesta terça-feira (12), também estabelece somente a cobrança de ISS e taxas municipais dos meses em que os estabelecimentos comerciais ficaram abertos.

O decreto manteve o desconto da cota única, de 15% no IPTU, mas acresceu a correção monetária (definida pelo Índice Geral de Preços – Mercado, o IGP-M. divulgado pela Fundação Getúlio Vargas) a partir de 18 de março de 2020. O secretário de Gestão Financeira, Fernando Cresio, explicou que a possibilidade de pagamento em 30 de julho pode ser considerada como uma “segunda chance”.

Para o secretário, a cobrança agora com correção monetária é justa porque muitas pessoas efetuaram o pagamento da cota única em dia e à vista até o dia 17 de março e acabaram não sendo beneficiadas pelo decreto número 8030, de 20 março – sobre as medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio da Covid-19 tomadas pela prefeitura.

O decreto desta terça-feira também isenta de juros e multas as parcelas mensais (do IPTU) não pagas e correspondentes ao período de quarentena estabelecido pelo decreto 8030. Essas parcelas também terão cobrança de correção monetária a partir da data dos seus vencimentos. Confira o decreto completo no link: https://bit.ly/2WuNv3R.

ISS e taxas

O novo decreto, em seu artigo 3º, também determina que não haverá cobrança de ISS (Imposto sobre Circulação de Serviços) e taxas municipais (tributos mobiliários) nos meses não úteis do ano. Ou seja, o ISS e as taxas serão cobrados depois que acabar o decreto da pandemia e de forma proporcional aos meses em que o estabelecimento se manteve aberto. Assim, os estabelecimentos que ficaram abertos na pandemia, por trabalhar com serviço essencial e delivery, não terão esse direito.

O secretário Fernando Cresio explicou a iniciativa da prefeitura. “As cobranças do ISS fixo, ISS estimado, Taxa de Licença, Taxa de Ambulante e Taxa de Ocupação, estão suspensas até os estabelecimentos reiniciarem suas atividades. Importante dizer que não será cobrado o valor global dessas taxas e sim o valor proporcional dos meses trabalhados e mesmo assim haverá um prazo maior para iniciar o pagamento”, finalizou.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela Carinho por nossa gente, orgulho da nossa terra.

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo