Prefeitura de Ilhabela segue com obras

nas Comunidades Tradicionais Caiçaras

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 18/11/2020

Prefeitura de Ilhabela segue com importantes obras nas Comunidades Tradicionais Caiçaras

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, prossegue realizando melhorias nas comunidades tradicionais da Ilha de Vitória, Ilha de Búzios e das praias da Serraria e Mansa.

A prefeita Maria das Graças Ferreira, destaca. “Essas melhorias estão sendo realizadas em grande parte das comunidades tradicionais, visando levar qualidade de igualitária a todos que vivem em nosso arquipélago. Nossa Administração deu voz aos moradores dessas regiões, atendendo diversas reivindicações sempre levando em conta as peculiaridades de cada uma delas”.

Na Ilha da Vitória, que possui 19 residências, habitadas por 54 moradores está em andamento a construção de duas casas caiçaras, que possuem em sua planta: dois dormitórios, um banheiro, uma cozinha, uma sala, dois decks com pergolados e lavanderia. Todas casas da comunidade receberão um módulo sanitário, agregando espaços que terão pia da cozinha, banheiro e lavanderia. Ainda foi construída uma nova escadaria para acesso à Ilha.

Para a melhoria da qualidade e quantidade de água potável, da comunidade está em projeto a readequação da nascente existente para realizar o abastecimento de água no local.

A comunidade da Ilha de Vitória, utilizando a matéria prima que área oferece, tem o projeto com bambus, onde produzem diversos utensílios e repassam para serem vendidos na feira de artesanato no Centro Histórico na Vila, empreendimento esse que auxilia na renda dos caiçaras locais.

Já na Ilha de Búzios, que neste momento conta com 119 moradores, distribuídos em 46 residências, está com duas casas caiçaras finalizadas, o local ainda possui outras construções em andamento como a estiva e abrigo para barcos, casa de coleta de óleo, píer e flutuante.

Na comunidade do Porto do Meio, está em construção de uma escola municipal, para proporcionar um ambiente propício para os estudantes, que conta também com um quarto para professores, um consultório médico e um centro comunitário. Na comunidade Guanxuma de Búzios, está em processo de construção uma quadra de esporte, para proporcionar lazer a todos da região.

Na praia da Serraria, moram 74 pessoas em 25 casas, onde será construída uma casa caiçara no local e três abrigos para barcos. Assim como haverá a reforma e ampliação da escola, que terá um consultório médico e dormitório para professores, no mesmo acontecerá com o Centro Comunitário, havendo o acréscimo da cobertura existente, e no espaço onde fica a churrasqueira será revitalizado, o espaço anda será contemplado com um fogão a lenha.

Está em andamento a construção a quadra esportiva, contando com arquibancada e vestiários. Passarelas serão construídas e revitalizadas para melhor locomoção dos moradores. O posto de coleta de óleo teve a obra finalizada e já está sendo utilizado pelos moradores.

Com 13 casas e 38 moradores, a praia Mansa recebe a manutenção dos acessos com execução de escadas, passarelas e rampas. A escola foi reformada com a aprovação da comunidade e já foi entregue. Em breve, a comunidade receberá também dois abrigos para barcos, o posto de coleta de óleo e três casas caiçaras que serão entregues para moradores escolhidos pelo Fórum Caiçara juntamente com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.

Os moradores das comunidades tradicionais têm contado com muitas obras prontas, acontecendo e outras que virão, essas melhorias são para que os mesmos tenham suas necessidades atendidas com dignidade e respeito. “Ao todo são 9 obras finalizadas, 16 contratos em execução, e 7 processos em licitação. São melhorias sendo executadas em todas as Comunidades Tradicionais.”. completa Júlio Secco, o presidente da Comissão técnica das comunidades tradicionais, CTCT.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo