Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

E.M. Terezinha de Jesus Ferreira realiza

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

E.M. Terezinha de Jesus Ferreira realiza HTPC sobre temperamentos

Conhecer os temperamentos e como eles podem ajudar a melhorar relações e promover um desenvolvimento pessoal e profissional, foi a proposta do HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), realizado na semana passada na E.M. Terezinha de Jesus Ferreira.

O tema pode auxiliar os professores e equipe escolar a compreenderem determinadas atitudes e saber como colaborar com as crianças, para que essas vençam seus desafios e se desenvolvam com mais equilíbrio e autonomia.

O pequeno curso foi ministrado por Katia Yabú, facilitadora de processos do desenvolvimento humano, no apoio a grupos, organizações e instituições de ensino. Yabú também coordena e facilita o Programa Germinar na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte pela Associação ComViver.

Os temperamentos são estudados desde a Grécia por Hipócrates e depois pela Antroposofia, através de Rudolf Steiner, que conta a relação intrínseca do ser humano com a natureza e como seus elementos (terra, água, fogo e ar) e se manifestam nas reações humanas.

Para entender melhor, a partir desses quatro temperamentos sendo eles melancólico (terra), fleumático (água), sanguíneo (ar), e colérico (fogo), todos os seres humanos têm um pouco de cada um, mas geralmente um deles se sobressai e se manifesta com mais nitidez, em que gerando reações e de acordo com a sua intenção podem ser benéficas ou não, por isso identifica-lo permite ter o controle para um equilíbrio nas inúmeras situações da sua vida reagindo com mais harmonia.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo