E.M. Terezinha de Jesus Ferreira realiza

HTPC sobre temperamentos

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 14/11/2019

E.M. Terezinha de Jesus Ferreira realiza HTPC sobre temperamentos

Conhecer os temperamentos e como eles podem ajudar a melhorar relações e promover um desenvolvimento pessoal e profissional, foi a proposta do HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), realizado na semana passada na E.M. Terezinha de Jesus Ferreira.

O tema pode auxiliar os professores e equipe escolar a compreenderem determinadas atitudes e saber como colaborar com as crianças, para que essas vençam seus desafios e se desenvolvam com mais equilíbrio e autonomia.

O pequeno curso foi ministrado por Katia Yabú, facilitadora de processos do desenvolvimento humano, no apoio a grupos, organizações e instituições de ensino. Yabú também coordena e facilita o Programa Germinar na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte pela Associação ComViver.

Os temperamentos são estudados desde a Grécia por Hipócrates e depois pela Antroposofia, através de Rudolf Steiner, que conta a relação intrínseca do ser humano com a natureza e como seus elementos (terra, água, fogo e ar) e se manifestam nas reações humanas.

Para entender melhor, a partir desses quatro temperamentos sendo eles melancólico (terra), fleumático (água), sanguíneo (ar), e colérico (fogo), todos os seres humanos têm um pouco de cada um, mas geralmente um deles se sobressai e se manifesta com mais nitidez, em que gerando reações e de acordo com a sua intenção podem ser benéficas ou não, por isso identifica-lo permite ter o controle para um equilíbrio nas inúmeras situações da sua vida reagindo com mais harmonia.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo