Secretário participa de debate

Com ministro do Turismo em São Paulo

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 07/06/2018

Secretário de Ilhabela participa de debate junto com ministro do Turismo em São Paulo

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Fazzini, representando a Prefeitura de Ilhabela, participou do seminário “Investe Turismo – segurança jurídica gera empregos”, nesta quarta-feira (6), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

O trabalho realizado das 9h às 13h, pelo Ministério do Turismo, em parceria com os veículos de comunicação Valor Econômico e O Globo, ofereceu um extenso debate para potencializar o desenvolvimento do setor turístico no Brasil, sugerindo que o segmento reflita sobre o modelo atual para construção de marinas e portos, visitação a parques nacionais e cidades históricas.

Com o resultado deste debate, serão produzidos encartes nos dois jornais com os tópicos discutidos. Além disso, haverá um caderno com o conteúdo mais aprofundado para distribuir entre os candidatos à presidência das próximas eleições com o objetivo de colocar o setor em definitivo na pauta prioritária do País.

No painel de discussão sobre turismo náutico e sua legislação, o secretário Ricardo Fazzini mostrou os investimentos no setor turístico de Ilhabela previstos no Plano Plurianal, que envolvem o ecoturismo com a implantação de seis parques, a construção da marina pública municipal e as ações para trazer cruzeiros marítimos ao arquipélago.

Além do secretário municipal Ricardo Fazzini, marcaram presença neste painel o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz; o presidente executivo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – CLIA Brasil, Marco Ferraz; o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik; e o gerente de infraestrutura aquaviária do Governo do Estado de Santa Catarina e presidente da ACATMAR – Associação Náutica Brasileira, Leandro “Mané” Ferrari.

Durante o debate, o ministro apontou a necessidade de melhorar a regulamentação das leis para marinas públicas, que atualmente dificultam seus funcionamentos, e comprometeu-se com a retomada Grupo de Trabalho de Turismo Náutico (GT Náutico), para que até as próximas eleições o arcabouço legal seja debatido com a Procuradoria Geral da República para que o GT torne-se lei.

Todo o debate direcionou-se ao incentivo do turismo náutico e seu mercado que gera sete empregos por barco. Também foi mencionado que atualmente no mundo viajam 1,8 milhão de embarcações por dia e boa parte dela não faz roteiros para o Brasil e América do Sul pela falta de infraestrutura de apoio. Outro tópico abordado relacionava-se a parte legal, como a entrada destes barcos no Brasil, dificultada pela legislação, assim como investimentos em marinas.

Em relação ao meio ambiente, foi defendido pelo Ernani Pascionik que seu maior protetor e aliado é o próprio proprietário do barco, principalmente o velejador que deseja estar num ambiente propício para sua família.

Quanto às marinas, o enfoque principal foi regulamentar sua atividade, ter espaços que sejam controlados ambientalmente para que todo este setor possa se desenvolver, além da parte social que gera emprego e impulsiona a economia.

“Durante o evento, apontei junto com Marco Ferraz, que Ilhabela recebe este ano aproximadamente 62 escalas de cruzeiro, movimentando cerca de R$ 130 milhões na economia da cidade. O ministro Lummertz também nos afirmou que reativará o GT Náutico e incluirá Ilhabela nele. Na ocasião pude falar sobre nosso uso consciente dos royalties com sua receita que conta com o fundo soberano que criamos para ser utilizado no futuro e também pude mostrar os investimentos da secretaria nos parques ecológicos e marina pública, as quais visam gerar emprego e renda para nossa cidade”, destacou  Fazzini.

Para o prefeito Márcio Tenório foi uma honra mostrar o trabalho da gestão no seminário e conquistar benefícios para o setor. “Trabalhamos no turismo para preservar nossa cidade e trazer qualidade de vida à nossa gente;  por essa razão  que participamos de eventos como este”, afirmou.

Almoço com o ministro

Após o seminário, o secretário Ricardo Fazzini almoçou com o ministro Vinícius Lummertz, encontro que proporcionou o estreitamento de laços e resultou na inclusão de Ilhabela em diversos roteiros turísticos de natureza, aventura e náutico. Também foi discutida a regulamentação da nova agência de desenvolvimento econômico e turismo do arquipélago que terá como referência o trabalho do ministro na Embratur. Na ocasião, o secretário convidou Lummertz para abertura da Semana de Vela de Ilhabela em julho, sendo o evento adicionado à agenda do ministro.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo