Sabesp realiza teste de fumaça

identificar irregularidades em redes

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 28/05/2021

Sabesp realiza teste de fumaça para identificar irregularidades em redes de esgoto de Ilhabela

Durante os próximos 60 dias serão inspecionados imóveis dos bairros Água Branca, Reino e Green Park

A Sabesp irá realizar nos próximos dias testes de fumaça para inspeção de redes coletoras de esgoto em Ilhabela. O objetivo é identificar ligações irregulares de águas pluviais nas redes da Companhia, por meio de vistoria nas caixas de inspeção dos imóveis.

A ação vai acontecer nos bairros Água Branca, Reino e Green Park. Serão inspecionados 13 km de tubulações, que abrangem cerca de 2 mil imóveis, nos próximos 60 dias.

Realizada em duas etapas, a operação terá sua primeira fase de 1º a 6 de junho, com a distribuição de folhetos explicativos, avisando os moradores sobre a execução dos trabalhos. A partir de segunda-feira (7/6), inicia-se a aplicação do teste de fumaça nas tubulações da Companhia.

Iniciadas no segundo semestre de 2020, as ações com teste de fumaça já foram realizadas pela Sabesp em Ubatuba, São Sebastião e, mais recentemente, em Caraguatatuba.

Como é feito o teste?

O trabalho consiste na aplicação de fumaça dentro dos poços de visita da Companhia, identificados pelo “tampão de ferro”. Se estiver tudo certo, essa fumaça sai pela caixa de inspeção do imóvel. Caso seja observada a fumaça saindo por calhas e ralos, há irregularidade na separação de esgoto doméstico e água de chuva.

É importante destacar que as redes coletoras foram dimensionadas para receber somente esgotos, portanto é necessário que todo imóvel tenha separação desse esgoto, que deve ser encaminhado para a caixa de inspeção. Uma tubulação específica deve escoar a água de chuva para as galerias pluviais.

Quando o imóvel recebe em sua ligação domiciliar as águas pluviais, há riscos de ocorrer danos ao sistema de esgotos, além de transtornos aos moradores como entupimento e retorno do efluente doméstico para ralos e afins.

Conforme destaca o gerente da Sabesp em Ilhabela, Pedro Fernando Ponce, trata-se de um trabalho fundamental para a garantia da qualidade dos serviços prestados pela Sabesp.

Ele explica que a fumaça utilizada é atóxica, pois é feita à base de óleo mineral, sem riscos à população e ao meio ambiente. “Com esse trabalho teremos a possibilidade de identificar os pontos que necessitam de correção, buscando garantir o correto funcionamento do sistema de esgotamento sanitário”, conclui Ponce.

Vale ressaltar que toda a ação é executada do lado de fora do imóvel, não havendo necessidade de os funcionários entrarem nas residências para realizar a inspeção.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo