Prefeitura de Ilhabela divulga resultado

Avaliação de Densidade Larvária

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 04/12/2020

Prefeitura de Ilhabela divulga resultado da Avaliação de Densidade Larvária em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no início do mês de outubro, a segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano, sendo que a primeira avaliação foi executada no mês de janeiro. O objetivo do trabalho, que segue por cerca de quinze dias, é verificar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade.

 

O levantamento (ADL), feito pela Equipe de Controle de Vetores de Ilhabela, CVI, e é capaz de apontar onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipientes que possam acumular água), mais comum em cada região, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

 

Os métodos empregados com mais frequência envolvem levantamentos larvais. Geralmente o imóvel é a unidade de pesquisa, no qual procura-se recipientes que apresentem potencial ao desenvolvimento de mosquitos. Esses são examinados buscando a presença de formas imaturas do mosquito (larvas e pupas).

 

A atividade ocorre seguindo metodologia orientada pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Os locais são visitados por duas equipes, de aproximadamente 20 agentes de combate a endemias, que durante o trabalho orientam os moradores sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

 

Com base nos dados obtidos nessa avaliação, que foram de Índice de Breteau 5.3%, serão definidas as melhores formas de combate ao Aedes aegypti no próximo período. Resultados inferiores a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 2,9%: estão em situação de alerta; superior a 3%:  há risco de surto iminente.

 

Índice de Breteau

 

Índice de Breteau é um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada. É utilizado no Brasil para a determinação de infestação do mosquito da dengue.

 

 

CVI todos os dias da semana

 

Além das atividades de rotina, realizadas durante a semana, o Controle de Vetores de Ilhabela, CVI, intensificou seus trabalhos também aos sábados durante o ano inteiro, por conta do alto índice e aumento dos casos, causada pela epidemia de que se alastrou em todo Brasil no ano de 2020, segundo dados divulgados pelo MS.

 

Confira algumas dicas de prevenção:

 

* Não jogue lixo em terrenos baldios;

 

* Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

 

* Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc;

 

* Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

 

* Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana;

 

* Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

 

* Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

 

* Encha de areia, fure ou vire os pratinhos de plantas;

 

* Guarde pneus em lugares cobertos;

 

* Mantenha a piscina sempre tratada com cloro;

 

* Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo;

 

* Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada;

 

* Substituir bromélias por outro tipo de planta que não acumule água;

 

* Ao sair de casa, feche a tampa dos ralos internos ou cubra-os com tapetes ou objetos.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo