Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela divulga resultado

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela divulga resultado da Avaliação de Densidade Larvária em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no início do mês de outubro, a segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano, sendo que a primeira avaliação foi executada no mês de janeiro. O objetivo do trabalho, que segue por cerca de quinze dias, é verificar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade.

 

O levantamento (ADL), feito pela Equipe de Controle de Vetores de Ilhabela, CVI, e é capaz de apontar onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipientes que possam acumular água), mais comum em cada região, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

 

Os métodos empregados com mais frequência envolvem levantamentos larvais. Geralmente o imóvel é a unidade de pesquisa, no qual procura-se recipientes que apresentem potencial ao desenvolvimento de mosquitos. Esses são examinados buscando a presença de formas imaturas do mosquito (larvas e pupas).

 

A atividade ocorre seguindo metodologia orientada pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Os locais são visitados por duas equipes, de aproximadamente 20 agentes de combate a endemias, que durante o trabalho orientam os moradores sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

 

Com base nos dados obtidos nessa avaliação, que foram de Índice de Breteau 5.3%, serão definidas as melhores formas de combate ao Aedes aegypti no próximo período. Resultados inferiores a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 2,9%: estão em situação de alerta; superior a 3%:  há risco de surto iminente.

 

Índice de Breteau

 

Índice de Breteau é um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada. É utilizado no Brasil para a determinação de infestação do mosquito da dengue.

 

 

CVI todos os dias da semana

 

Além das atividades de rotina, realizadas durante a semana, o Controle de Vetores de Ilhabela, CVI, intensificou seus trabalhos também aos sábados durante o ano inteiro, por conta do alto índice e aumento dos casos, causada pela epidemia de que se alastrou em todo Brasil no ano de 2020, segundo dados divulgados pelo MS.

 

Confira algumas dicas de prevenção:

 

* Não jogue lixo em terrenos baldios;

 

* Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

 

* Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc;

 

* Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

 

* Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana;

 

* Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

 

* Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

 

* Encha de areia, fure ou vire os pratinhos de plantas;

 

* Guarde pneus em lugares cobertos;

 

* Mantenha a piscina sempre tratada com cloro;

 

* Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo;

 

* Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada;

 

* Substituir bromélias por outro tipo de planta que não acumule água;

 

* Ao sair de casa, feche a tampa dos ralos internos ou cubra-os com tapetes ou objetos.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo