Prefeitura de Ilhabela realiza Oficina

Oficina Pública Participativa

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 17/12/2020

Prefeitura de Ilhabela realiza Oficina Pública Participativa

O evento tratou do Plano de Manejo do Parque das Cachoeiras

 

A Prefeitura de Ilhabela realizou na terça-feira (22), no auditório do Paço Municipal, a Oficina Pública Participativa, que teve como tema o Plano de Manejo do Parque das Cachoeiras.

O evento contou com a participação do secretário do Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, do biólogo e gestor ambiental, Edson Lobato o “Frede”, Irislei da Silva, técnico do meio ambiente e Estevão Fens Neto, coordenador de educação ambiental.

Na live, diversos munícipes participaram enviando sugestões e questionamentos sobre o Plano de Manejo do Parque das Cachoeiras. “Foi criada uma portaria, com uma equipe técnica para tratar exclusivamente sobre o zoneamento do Parque, para que todos possam contribuir com o futuro Plano de Manejo, fazendo uma conexão com o Parque Estadual, criando diálogos com jipeiros, guias de eco turismo, comunidade estudantil e todos que possam de alguma forma transformar o local em um espaço sustentável”, declarou o secretário Eduardo Hipólito.

O Parque das Cachoeiras irá reunir no mesmo local: café, cinema, museu e arvorismo. Um espaço dedicado a educação ambiental de forma atrativa e lúdica, como uma cidade sustentável, com diversos programas e roteiros. Espera-se que a unidade seja referência para o Litoral Norte.

O objetivo principal é de proteger e preservar as amostras de eco sistema, assegurando a preservação dos recursos naturais, contribuindo para proteção de estruturas de interesse histórico-cultural, proporcionando oportunidades controladas para uso público, projetos de caráter social, de educação, eco turismo e de pesquisa cientifica.

Hoje, o Parque Municipal das Cachoeiras também é sede do Viveiro Municipal Aroeira, que conta com uma produção de espécies nativas e mudas diversas, que são apreciadas pelos visitantes.

Além disso, o local também realizará ações de solturas de espécies que serão integradas ao seu habitat após cuidados de preservação da sua espécie, estimulo de atividades de agroflorestas, implementação de sistema de valorização de atrativos de esporte de aventura, observação de aves; fomentando a cooperação entre operadoras, agências de turismo e monitores, integrando o turismo, a educação, o esporte, a arqueologia; de forma acessível, aberta a parcerias diversas inclusive de compensação ambiental.

Se você não conseguiu interagir na live da oficina pública participativa do plano de manejo do Parque das Cachoeiras, envie sua sugestão ou questionamento através do e-mail: viveiro.smma@ilhabela.sp.gov.br até o dia 21 de dezembro, participe!

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo