Ilhabela mantém controle de acesso

na balsa aos finais de semana

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 08/04/2021

Prefeito de Ilhabela mantém controle de acesso na balsa aos finais de semana e anuncia novas regras de funcionamento do comércio

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, anunciou nesta quarta-feira (7/4) novas regras de funcionamento do comércio da cidade dentro da Fase Emergencial do Plano São Paulo.

A decisão foi tomada após relatório emitido pelo Comitê de Gerenciamento da Covid-19 da Secretaria de Saúde, que avaliou os números da pandemia na cidade.

“Temos uma queda do número de casos positivos e de óbitos na cidade se comparado aos meses do janeiro e fevereiro. A população tem ajudado, assim como os comerciantes da cidade. Tudo isso nos faz decidir pela liberação de alguns setores de forma segura e seguindo todos os protocolos sanitários. Estamos atendendo as exigências impostas no relatório do Comitê da Saúde e a fiscalização estará presente para garantir o cumprimento do decreto”, disse o Prefeito.

Segundo ele, várias medidas públicas foram tomadas para que a Secretaria de Saúde tenha uma retaguarda boa. “Criamos mais uma usina para armazenamento de oxigênio, temos medicamentos, realizamos e acompanhamento dos pacientes e estamos controlando a entrada na cidade, como fizemos no último feriado”.

O novo decreto começa a valer a partir desta quarta-feira (7/4) com a publicação das medidas. Entre as novidades está a permissão do funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns dos hotéis, pousadas e hostels, observando o distanciamento mínimo de 1,5 metro e taxa de ocupação de 35%.

No caso dos restaurantes, podem funcionar somente com agendamento prévio de reservas. Já os bares e quiosques somente poderão funcionar por delivery e take away (retirada no local, mas sem formação de fila). O take away é permitido até às 20h e o delivery até 0h.

Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento comercial das 20h às 6h.

Também estão liberados o funcionamento de salões de beleza e barbearias, porém apenas com agendamento prévio (hora marcada), prevendo intervalo suficiente entre marcações para higienização completa das estações de atendimento e utensílios.

O comércio ambulante está liberado, mas com a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual e com a proibição de instalação de mesas, cadeiras guarda-sóis e tenda que estimulem a aglomeração de pessoas.

As academias podem funcionar com capacidade de 35% e com atividades previamente agendadas, além da obrigação de manter o local arejado e disponibilizar o uso de máscaras.

As lojas de materiais de construção e de jardinagem somente poderão funcionar com agendamento prévio, limitando o ingresso de consumidores ao respectivo número de atendes do estabelecimento comercial.

Por fim, as bibliotecas municipais poderão funcionar, preferencialmente, com agendamento prévio somente para a entrega e a retirada de livros, não sendo permitia a permanência no local.

 

Controle de acesso

Toninho Colucci anunciou também que vai continuar com o controle de acesso na entrada do município no sistema de travessia de balsas nos finais de semana de abril. A medida valerá sempre das 14h de sexta-feira até às 14h de domingo.

Com isso, será exigido dos visitantes teste negativo para Covid-19 do tipo RT-PCR com no máximo 48 horas antes do embarque para a cidade. Ficam fora da obrigação os moradores de Ilhabela, prestadores de serviços essenciais (que comprovem que estão atuando na função) e pessoas que receberam a segunda dose da vacina.

 

Parceria com Associação Comercial

O anúncio com as novas medidas de funcionamento do comércio na cidade foi feito pelo Prefeito Toninho Colucci aos membros da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), em reunião realizada no Gabinete na noite de terça-feira (06/04).

Além do Prefeito Toninho Colucci, estiveram presentes no encontro a secretária de Turismo, Luciane Leite, a secretária da ACEI, Fabiana Machado, o presidente do Conselho da ACEI, Leopoldo Pedalini Neto, o presidente do Conselho de Turismo e membro da diretoria da ACEI, Ricardo Cretella, além da vice-presidente da ACEI, Heloísa Lacerda.

“Muito importante esse diálogo com a Associação Comercial. Todas as ações tomadas pela Prefeitura de Ilhabela têm tido aprovação da sociedade em geral. Agradecemos essa sensibilidade e a entidade fará uma campanha para o funcionamento responsável do comércio. Cada um tem que fazer a sua parte”, disse a vice-presidente Heloísa Lacerda.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo