Ilhabela completa 37 dias sem registros

de óbitos por Covid-19

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 22/04/2021

Ilhabela completa 37 dias sem registros de óbitos por Covid-19

A cidade de Ilhabela completou 37 dias sem registros de óbitos por Covid-19. A última morte pela doença foi em 16 de março.

Segundo dados divulgados pelo Grupo de Vigilância Sanitária (GVE), a cidade tem uma das menores taxas de letalidade (0,5%) do Estado de São Paulo. Além disso, Ilhabela é a cidade que mais realizou testagem na região: quase 25,1 mil pessoas, o que representa quase 70% da população.

Medidas importantes foram tomadas desde janeiro que surtiram efeito imediato no combate à pandemia em Ilhabela, tanto que dos 5.878 casos positivos para Covid-19 na cidade, 5.724 já se recuperam da doença.

Aumento de leitos, implantação de mais uma Usina de Oxigênio, modernização do gripário e aumento da frota de ônibus para diminuir aglomerações nos ônibus em horários de pico foram algumas das ações implantadas pelo Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Porém, duas medidas chamaram a atenção: a criação do Programa de Monitoramento Domiciliar e o controle de acesso à Ilhabela aos finais de semana.

“O programa evita o agravamento da doença por conta do monitoramento diário de pacientes e o controle de acesso diminui também a questão da transmissão da doença. Ilhabela é referência no combate à Covid. Estocamos medicamentos e até doamos para cidades e hospitais da região, entre eles, o Hospital Regional do Litoral Norte”, disse o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Para se ter uma ideia, o Programa de Monitoramento Domiciliar, que acompanha os casos de pacientes com comorbidades, foi implantado em 19 de janeiro. Até hoje, foram atendidos 533 pacientes e realizadas 1.676 visitas domiciliares.

O programa é composto por profissionais enfermeiros que analisam diariamente a situação dos pacientes suspeitos ou positivos para Covid-19 com maior risco de agravamento da doença.

Além disso, a Secretaria de Saúde de Ilhabela realiza o isolamento imediato dos suspeitos e seus contatos intradomiciliares, além da testagem de todos que tiveram contato com casos confirmados.

Já o controle de acesso na entrada de Ilhabela que acontece aos finais de semana tem contribuído para a diminuição dos riscos de transmissão. De sexta a domingo, para entrar em Ilhabela, é exigido aos visitantes um teste negativo para Covid-19 do tipo RT-PCR ou similar com no máximo 48 horas antes do embarque para a cidade.

Somente no último final de semana foram realizadas 1.128 abordagens, sendo que 823 apresentaram os exames com teste negativo para Covid-19 e 206 apresentaram as carteiras que comprovaram que estão imunizados com a vacina. Porém, 99 visitantes foram obrigados a voltar às suas cidades de origem, pois não tinham comprovação nenhuma de exames ou de recebimento de vacinas.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo