Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela
Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Presidente da Cetesb visita Ilhabela

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Presidente da Cetesb visita Ilhabela e alinha importantes ações ambientais

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e os secretários Xico Graziano (Meio Ambiente) e Luciane Leite (Desenvolvimento Econômico e do Turismo) receberam na manhã desta sexta-feira (2/7) uma comitiva da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), liderada pela presidente Patrícia Iglecias.

No encontro, foram discutidos assuntos como ações conjuntas entre Prefeitura e Cetesb, a fiscalização da Via Rápida Ambiental (que tem sido usada para tentar burlar o sistema de autorização da Cetesb em obras particulares), além de licenciamentos ambientais de obras importantes para a cidade, como as de saneamento básico.

 “Nossa cidade é uma grande área de preservação ambiental e, por isso, estarmos alinhados com a Cetesb é muito importante, para não passarmos por cima das leis ambientais e degradar o meio ambiente”, declarou o prefeito Toninho Colucci.

Após a recepção com o prefeito a comitiva foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, em alguns pontos da cidade que necessitam de atenção, como o bairro do Itaquanduba, a erosão na orla do Perequê e o aterro municipal.

No aterro, o secretário de Meio Ambiente, acompanhado de sua equipe e do secretário de Serviços Urbanos, Antônio Cornélio, explicou sobre o processo de desativação do aterro municipal.

“Gostaríamos de encerrar o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado em 2004. Grande parte já foi cumprida e a outra parte está defasada. Além disso, temos uma outra situação: o Plano de Encerramento do Aterro, que precisa ser revisado”.

A presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias orientou sobre os primeiros passos a serem dados, como o alinhamento Prefeitura e Cetesb para que seja montada uma proposta de encerramento do TAC ao Ministério Público. “Vamos consultar o nosso Departamento Jurídico sobre isso. A Prefeitura fará um levantamento para a elaboração do termo de encerramento e vamos revisá-lo. Logo após poderão protocolar o pedido”.

Xico Graziano também falou aos presentes que com o fim do TAC e do Plano de Encerramento do Aterro, a Prefeitura de Ilhabela pretende implantar no local um Viveiro Municipal e uma Usina de Compostagem.

“Esse local está muito melhor agora, tenho acompanhado ao longo dos anos todo o processo de desativação do antigo lixão. A Cetesb sempre acompanhou, investiu e continuará a colaborar para que esse local seja transformado e melhor utilizado”, disse Fernando Wolmer, que compõe a equipe do Setor de Avaliação e Gestão de Resíduos Sólidos da Cetesb.

Após o alinhamento das ações e para marcar a visita, Patrícia Iglecias e sua equipe formada por Erica Mendes (Gerente da Cetesb em São Sebastião), Henrique Berganin (Engenheiro), Fernando Wolmer e Aruntho Savastano (Assessores da Presidência da Cetesb) plantaram no local algumas mudas de grumixama e de araçá amarelo.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo