Torneio por Equipes terá sétima edição

48ª Semana Internacional de Vela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 23/07/2021

Torneio por Equipes terá sua sétima edição na 48ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Com a retomada das regatas presenciais na 48ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a competição paralela também está de volta, pela sétima vez desde 2014. Na disputa, barcos representando clubes, associações ou cidades vão se unir em times para brigar pelo troféu.

A edição deste ano do torneio terá novas regras. Cada equipe contará com três barcos, um da classe ORC, um da RGS e um da Bico de Proa. Para a classificação serão considerados os pontos somados por cada barco nas regatas disputadas entre 25 e 30 de julho. Vence a equipe que somar menos pontos no total. A premiação será feita na sexta-feira (30) à noite, véspera das provas finais.

O campeão do Torneio por Equipes fica com o troféu transitório Pen Duick II. O nome é uma homenagem ao veleiro do francês Eric Tabarly, vencedor da regata em solitário transatlântica Ostar, em 1964.

Na última edição, em 2019, quem recebeu o troféu foi a equipe “Pajero”, formada pelo Pajero (ORC), Asbar II (IRC), Zeus (RGS) e Newport (Bico de Proa). Em 2018, o CIZ formado por San Chico/ORC, Inaê 40/IRC e Zeus/RGS foi o vencedor.

“O Torneio por Equipes já está consolidado dentro da Semana de Vela de Ilhabela. E queremos ter o maior número de equipes participantes neste ano”, destacou Cuca Sodré, presidente da comissão de regatas.

A Semana de Vela de Ilhabela abre com a regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil no domingo (25). O maior evento da modalidade da América do Sul vai até o dia 31 de julho e reúne no programa de regatas as categorias mais populares da vela. Entre as classes estão barcos Multicascos, Mini Transat, ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, C30 e HPE25.

Durante os dias seguintes, a competição será dividida entre percursos médios e regatas de barla-sota.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem a organização do Yacht Club Ilhabela e conta com apoio da Prefeitura.

Campeões do Torneio por Equipes

2019 – Pajero (Pajero/ORC, Asbar II/IRC, Zeus/RGS, Newport/Bico de Proa)
2018 – CIZ (San Chico/ORC, Inaê 40/IRC, Zeus/RGS)
2017 – Ageless (Miragem/ORC, Rudá/IRC, Bravo/RGS)
2016 – São Paulo – (Rudá, AsbarIV, Mussulo III)
2015 – ICRJ – (Seu Tatá, Magia, Kalymera, Kybixu)
2014 – Escola Naval (Bijupirá, Breklé, Dourado, Quiricomba)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo