Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Artesãos de Ilhabela participam

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Artesãos de Ilhabela participam de gravação de podcast na Casa Caiçara

O programa sem fins lucrativos tem o intuito de incentivar a pratica do esporte no Município

Os artesãos das comunidades tradicionais de Ilhabela Benedita Aparecida Leite Costa, a Dona Ditinha (Ilha de Búzios) e o mestre canoeiro Otoniel de Souza (Bonete) participaram na terça-feira (27/7) das gravações do III Fórum de Saberes Artesanais de Ubatuba.

A gravação ocorreu na Casa Caiçara em Ilhabela e os artesãos falaram sobre o cotidiano da cultura caiçara e seus desafios. Para o evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, foi montada uma tenda com os artesanatos, além de disponibilizar o café tradicional caiçara, elaborado pela sub-chef do Hotel Mercedes, Sabrina Solé.

Foram servidos o tradicional café com garapa, bolinho de feijão, batata doce, mandioca, tapioca com couve, sopa de peixe, bolo de fubá cremoso e o pé de moleque caiçara, ou seja, uma série de pratos que remeteu a memória afetiva dos presentes ao evento.

Para as gravações, a caiçara José Carlos do Nascimento elaborou o prato Azul Marinho, mostrando o passo a passo de como se prepara o tradicional prato caiçara.

A secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nanci Zanato, agradeceu o convite da Carolina Labarca, coordenadora e idealizadora do projeto.

“Os artesãos de Ilhabela vão participar do evento presencial na semana de 28 a 31 de outubro de 2021 em Ubatuba. É uma oportunidade para estreitarmos cada vez mais laços com a equipe do Fórum de Saberes, com a Prefeitura de Ubatuba e sua comunidade, apresentando o trabalho das caiçaras de Ilhabela. Eles poderão trocar conhecimentos e técnicas, além de podermos comercializar o material dos artesãos nesse lindo evento. Essa é a administração Colucci que veio para mudar o município de Ilhabela e valorizar a cultura caiçara”, destaca Nanci.

Estiveram presentes no evento também a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eloísa Colucci, a secretária de Gestão Financeira, Fátima Rangel França, o secretário de Cultura, Marquinhos Guti, o vereador Felipe Gomes, a médica das comunidades tradicionais, Dra Sônia Toledano, e o enfermeiro das comunidades tradicionais, Gerson Margarido.

Além da gastronomia caiçara, os presentes puderam ver a decoração no local composta por cestarias, canoas caiçaras e um mural de fotos com diversos artesãos de Ilhabela.

Prêmio PROAC

A equipe do III Fórum Saberes Artesanais foi contemplada pelo Prêmio PROAC e conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba. O evento abordará temas como o impacto gerado pela pandemia de Covid-19, identidade cultural e regional, ferramentas on-line e a reinvenção da promoção do artesanato no isolamento social.

As temáticas serão em torno do saber artesanal e terão como diferenciais ações com foco na acessibilidade e produção de Podcasts, com objetivo de coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão do Litoral Norte, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico.

Além disso, quer promover a empresa artesanal, no entendimento de que a mesma é empreendedorismo, sinalizando que a utilização do saber tradicional manual está desencadeando o design contemporâneo.

A edição deste ano do Fórum terá uma programação híbrida: remotamente de agosto a outubro e presencialmente no antigo Terminal Turístico do Perequê-Açu, em Ubatuba.

A grande novidade será a I Mostra de Saberes Artesanais do Litoral Norte, que chega com o objetivo de apontar, que o artesanato não deve ser visto apenas como artigo de feiras, e sim, obter mais valor como um bem cultural e artístico.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo