Ilhabela prepara exposição com 293 obras

e Waldemar Belisário

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 19/08/2021

Ilhabela prepara exposição com 293 obras de Waldemar Belisário

A Prefeitura de Ilhabela prepara uma exposição que vai homenagear os 43 anos do Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário, um dos mais importantes da região.

Na exposição, serão apresentadas 293 obras do artista oriundas dos mais diversos locais do Brasil, entre eles, as cidades de São Paulo, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Jacareí, São José dos Campos, Ubatuba, São Sebastião, Paulínia, Recife (PE), Natal (RN), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Salvador (BA), Niterói (RJ), Vitória (ES), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Mariana (MG), Ouro Preto (MG) e Porto Alegre (RS).

A abertura da exposição ocorre no dia 25 de agosto, às 19h30, no Centro Cultural da Vila. Além disso, no mesmo dia haverá a entrega dos troféus das obras premiadas, com direito da apresentação do projeto “Orquestra Sinfônica de Ilhabela” e também com o Pianista Popular Marcelo Totó. 

O Centro Cultural está localizado na Rua da Padroeira, nº 140, na Vila.

História

Waldemar Belisário foi o primeiro artista plástico a escolher a cidade de Ilhabela para viver e produzir suas artes. O artista morou no arquipélago entre 1930 e 1942, onde morou em uma casa humilde na Baia de Castelhanos e se casou com Celina Cerqueira, professora pública da escolinha que funcionava na casa do casal.

O ambiente artístico de Ilhabela teve Waldemar Belisário como o primeiro artista plástico radicado seguido de outros Giba Ilhabela, Fernando Odriozola, Rafael Desimone, Yraê Aranha, Durval Palermo e Jannik Pagh. Além de produzir artes plásticas, Belisário também fez registros fotográficos e pinturas.

Waldemar Belisário faleceu no dia 22 de fevereiro de 1983. Em 2016, em homenagem a carreira do artista, o seu nome foi dado ao Museu da Vila.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo