Ilhabela realiza reunião extraordinária

Conselho da Criança e do Adolescente

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 03/09/2021

Ilhabela realiza reunião extraordinária do Conselho da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Ilhabela realizou nesta quinta-feira (02/09) uma reunião extraordinária do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Ilhabela (CMDCAI).

Entre os assuntos abordados destaque para a mudança de dois membros representantes do poder púbico. Entram os conselheiros Danilo Flamínio (representante da Secretaria do Desenvolvimento e Inclusão Social) Marcel Cavalcante (Secretaria de Educação), substituindo Rosedir Sampaio de Jesus e Shirley Martins dos Santos Dias.

O grupo de conselheiros presentes na reunião descreveu a situação atual da política de atendimento a criança e do adolescente e a rede de atendimento que foi instalada neste período que está sem a atuação do conselho do CMDCAI.

Além disso, foi debatida a iniciativa da Promotoria e da Vara da Infância sobre a rede de atendimento nas escolas, que já fez a diferença nas interrupções de violações graves, como os abusos sexuais, automutilação e depressão das crianças e dos adolescentes.

Mônica Silva Siqueira (representante da Secretaria de Educação) comentou sobre o fluxodos sintomas apresentados pelos adolescentes ou crianças.

“Recebemos um relatório e repassamos ao CREAS (Centro de Referência de Assistência Social), cujos técnicos farão a escuta especializada, além da Delegacia de Polícia em casos de averiguação de crime. Todo procedimento é padrão para legitimar os direitos e proteção da criança e do adolescente”, esclarece.

Marcel Cavalcante deixou a sugestão pela utilização da ferramenta do canal digital do Youtube, o “Proteja”, para divulgar nas escolas e Unidades de Saúde do arquipélago, ou seja, de forma mais simples e objetiva ajudar no sistema preventivo de informação ao munícipe, que poderá colaborar imensamente nas denuncias das violências contra crianças e adolescentes.

Cada indivíduo pode colaborar e muito para salvar uma vida, pois não é preciso ter certeza sobre a situação que acontece no lar da criança ou do adolescente, basta ter uma suspeita, as investigações serão realizadas pelos órgãos responsáveis.

Estavam presentes na reunião extraordinária os conselheiros eleitos na composição atual, do Decreto 8.453 de 15/02/2021: Claudicéia Salomão dos Santos, Rafaela Fernanda Geremias, Mônica Silva Siqueira, Shirley Martins dos Santos Dias, Marcos Alexandre dos Reis Silva, Alessandra Gonçalves de Jesus, Marcel Cavalcanti, Danilo Flamínio, Nanci Zanato e Vinícius Ferreira Carvalho

Serviços

  • E-mail: disquedenuncia@sedh.gov.br
  • Telefone: 190
  • Site www.disque100.gov.br (este último em casos de pornografia infantil),
  • Conselho Tutelar: Luiz Ameixeiro, 33 – Perequê, telefone (12) 3896-3932.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo