Prefeitura de Ilhabela lança infográfico

arborização urbana

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 17/08/2018

Prefeitura de Ilhabela lança infográfico sobre arborização urbana

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, continua a participar do Programa Município VerdeAzul, coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O programa visa incentivar as prefeituras na produção e implantação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e utilização da gestão ambiental eficiente e descentralizada como principal ferramenta.

A boa avaliação das cidades é um dos fatores levados em consideração no recebimento de verbas do Fundo Estadual de Controle da Poluição. Como parte de um dos critérios de pontuação, e objetivando a conscientização dos moradores para com a arborização, a Prefeitura lança um infográfico sobre a arborização urbana. Além do infográfico, que será disponibilizado, à priori, nas redes oficiais do município, como site e Facebook, a pasta responsável promove diversos plantios de mudas de árvores pela cidade.

Um exemplo recente a ser citado é o plantio de 14 mudas nativas realizado no bairro Água Branca, na semana passada. A ação, que aconteceu graças à parceria com o Viveiro Municipal Aroeira, objetivou iniciar um processo de melhorias na arborização urbana e promover o primeiro “espaço árvore” do arquipélago.

A ideia do “espaço árvore”, de acordo com o Meio Ambiente, consiste em deixar uma porção de solo com condições adequadas para proporcionar uma situação melhor de desenvolvimento para as árvores urbanas. A área facilita a infiltração de água e contribui para diminuir o risco de enchentes na cidade.

“A arborização urbana proporciona inúmeras vantagens para o bem estar e o aumento da qualidade de vida da população. Podemos facilmente citar alguns benefícios que todo cidadão deveria conhecer. As árvores ajudam na purificação do ar, no equilíbrio térmico, na redução da poluição sonora. Também são responsáveis por produzir gás oxigênio e sequestrar gás carbônico, o que diminui a intensidade do efeito estufa e minimiza as consequências do aquecimento global. As áreas arborizadas também são importantes ecologicamente, pois fornecem abrigo e alimento para fauna local”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Já a secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, deu uma dica muito interessante. “Convidamos toda população para participar da manutenção e promoção de nossa biodiversidade. Plante árvores nativas em seu imóvel. O infográfico tenta resumir o conhecimento para que todos possamos aprender um pouco mais”, destacou. “Reforçamos que o plantio em áreas públicas é de competência exclusiva da Prefeitura e deve respeitar a lei de acessibilidade. Caso deseje ter uma árvore em frente à sua casa ou no seu bairro, procure a Secretaria de Ambiente, estamos à disposição”, completou a secretária.

 

Serviço: Em breve, o infográfico será distribuído em sua forma impressa.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo