Em um mês, Fazenda Engenho D’Água

já recebeu mais de 6,5 mil visitantes

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 25/10/2021

Em apenas um mês, Fazenda Engenho D’Água já recebeu mais de 6,5 mil visitantes

Aberta pela Prefeitura de Ilhabela no final do mês passado (22/9), a histórica e encantadora Fazenda Engenho D’Água, já recebeu a visita de mais de 6,5 mil pessoas desde então, tornando-se uma das principais atrações culturais da cidade.

De acordo com a Secretaria de Cultura de Ilhabela, 1.202 turistas e 511 moradores visitaram o local no final do mês de setembro. Já neste mês de outubro, até o momento foram 3.606 turistas, 922 moradores e 301 alunos da rede pública de ensino que conheceram um pouco mais sobre a história do local.

Quem visita a Fazenda Engenho D’Água conhece um pouco sobre sua trajetória por meio de uma exposição com 24 painéis, que retratam os anos de atividades da Fazenda, que entre os principais cultivos estava a cana-de-açúcar e produção de cachaça. Na ocasião da visita, podem ser visitados os alambiques, o engenho, a casa grande e os jardins.

O arqueólogo e historiador Plácido Cali, que elaborou a exposição sobre a história da Fazenda e ajudou a montar a concepção da abertura do espaço, destaca sobre a importância deste roteiro cultural. “Além de materializar parte importante da história de Ilhabela, a Fazenda Engenho D’Água sempre se manteve viva na memória coletiva da comunidade, numa relação afetiva importante na manutenção da identidade do ilhabelense. O direito de acesso ao seu passado e sua herança cultural; aos lugares simbólicos da história do município, resulta na apropriação do patrimônio pela comunidade, dando-lhe pertencimento e preservando sua história às gerações futuras”, destaca.

O secretário de Cultura de Ilhabela, Marquinhos Guti, ressalta que a visitação é um sucesso. “Muitas pessoas, inclusive de Ilhabela, não conheciam a história da Fazenda e se surpreendem. Nosso objetivo é cada vez mais dar visibilidade a este patrimônio de Ilhabela”.

Sobre a Fazenda         

Uma das joias da história de Ilhabela, a Fazenda Engenho D’Água abriga inúmeros fatores das épocas coloniais, datada no século XVII. Tombada pelo Condephat e pelo Iphan, é constituída de um terreno plano e de frente para principal avenida do município, na praia do Engenho D’Água, a cerca de 1km da Vila.

Em sua área territorial de 43.506,80m² está a casa sede, de meados do século XVIII, feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique. A casa maior segue a tradição das ilhas atlânticas, de proporções extremamente elegantes, um sobrado avarandado percorrendo a fachada. Os porões que serviam de berço aos escravos que ali dormiam contam com seteiras (abertura na muralha, que em sua concepção permitia aos defensores lançar flechas usadas contra invasores e saqueadores da época). São cinco construções e objetos do século XVII, todos totalmente preservados e em ótimo estado de conservação, que totalizam 2.589,81m² de área construída. Uma piscina, uma represa, dois canais de água enrocados de pedras, um aqueduto elevado, uma roda d’água, um engenho de cana de açúcar, um alambique de cobre e cinco toneis de madeira amendoim com capacidade de 20 mil litros cada, além de um trator e um caminhão ano 1932, os primeiros veículos de Ilhabela.

Programe-se!

As visitas no Parque Fazenda Engenho D’Água podem ser realizadas de quarta a sexta-feira, das 10h às 15h, e aos sábado e domingos, das 10h às 18h. A entrada fica na avenida Pedro Paula Moraes, s/nº – Engenho D’Água.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo