Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Resíduo Zero nas Escolas

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Resíduo Zero nas Escolas abre mais uma composteira em Ilhabela

A ação aconteceu na E.M. Professor José Antônio Verzegnassi

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, realizou na semana passada a abertura de mais uma composteira do projeto “Resíduo Zero nas Escolas”, dessa vez na E.M. Professor José Antônio Verzegnassi.

Os resíduos orgânicos das composteiras alimentarão as hortas das escolas que produzirão verduras e legumes, os quais poderão incrementar até a merenda escolar. O projeto “Resíduo Zero” é desenvolvido em 14 escolas, sendo as maiores contempladas com as composteiras; as menores, receberão minhocários. “Ilhabela Educadora é uma Ilhabela mais sustentável. Com educação ambiental inserida nas atividades escolares, os alunos tornam-se multiplicadores, levando todo o conhecimento e a prática da sustentabilidade para a família e a sua comunidade”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

A unidade tem hoje três composteiras, as quais recebem todo o resto e sobras de alimentos, cascas de legumes e frutas, que iriam para o lixo. Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.

As salas que participaram da ação foram o 4º ano A e o 4º ano B sob orientação da professora Anadete Rodrigues Monteiro, e o 1º ano C, sob orientação da professora Isabela Camargo Maia.

Em três de agosto, o prefeito Márcio Tenório acompanhou, na escola Prefeito Leonardo Reale, no bairro Armação, a abertura oficial da primeira composteira de resíduos orgânicos do projeto das Secretarias de Educação e Meio Ambiente “Resíduo Zero nas Escolas”, que junto com o Fundo Social de Solidariedade desenvolvem o projeto piloto Horta Educativa.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo