Entrega do Centro de Referência

é marco histórico da Saúde de Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 18/09/2018

Entrega do Centro de Referência da Mulher é marco histórico da Saúde de Ilhabela

Inauguração faz parte da programação em comemoração ao aniversário da cidade

 

O sábado (15), deverá ser lembrado como um marco na história da Saúde de Ilhabela, em função da entrega do Centro de Referência da Mulher, o primeiro do arquipélago. Criado com o objetivo de atender a saúde da mulher, o espaço oferecerá exames de prevenção ao câncer e outros, além de atendimento médico em diversas especialidades.

O espaço disponibiliza mamógrafo, raio-X, um ambulatório com atendimento em neurologia, dermatologia e otorrinolaringologia. Ainda este ano também contará com um pequeno Centro Cirúrgico para pequenas cirurgias, e densitometria óssea.

Após a inauguração do prédio, os serviços serão disponibilizados gradativamente, com agendamento de consultas para os especialistas durante a semana. Exemplo dos atendimentos em ginecologia, às sextas-feiras; em psiquiatria às quartas, quintas e sextas-feiras e às segundas urologia, entre outros.

Considerado o ápice da extensa programação de inaugurações e eventos em comemoração pelos 213 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, o Centro de Referência da Mulher leva o nome da primeira-dama, “Júlia Carmina de Almeida Tenório”. O prédio está localizado na avenida Princesa Isabel, 1673, no Perequê.

“A implantação do espaço é um compromisso que assumimos e honramos com nossa população, assim como fizemos ao entregarmos a UTI em apenas cem dias de gestão. Agora as nossas avós, mães, filhas, tias e sobrinhas serão atendidas aqui, não precisarão sair de nossa cidade. Esse Centro é mais uma demonstração de carinho por nossa população”, destacou o prefeito.

Já o secretário de Saúde, Osvaldo Julião, lembrou a importância do atendimento preventivo. “Com esse equipamento conseguiremos salvar muitas vidas agora e no futuro. A prevenção é um dos pilares que trabalhamos na Saúde de Ilhabela”.

 

Homenageada

Durante a cerimônia de inauguração, foi apresentado um vídeo em que as filhas, Anna Júlia e Manuella, falam sobre a mãe e o legado deixado por ela. Foi um momento de muita emoção à cerca de 400 pessoas presentes ao evento.

O Centro de Referência da Mulher leva o nome da primeira-dama Júlia Carmina de Almeida Tenório, que faleceu em fevereiro deste ano após seis anos de intensa luta contra um severo câncer de mama. Júlia, que também presidia o Fundo Social de Solidariedade ilhéu, era casada com o prefeito Márcio Tenório, com quem teve duas filhas, Anna Júlia, 17, e Manuella, 11.

Natural de Guarulhos (SP), chegou jovem ao arquipélago, em 1990, com 14 anos, e logo se encantou com Ilhabela. Trabalhou no setor administrativo da antiga empresa de transportes Autoviação Ilhabela até 2012, ano que se afastou após descobrir um câncer de mama, que reapareceu em 2016.

Na empresa, começou a realizar trabalhos voluntários porque gostava de lidar com o público. Mesmo em tratamento, conduzia com determinação e carinho, dividindo suas rotinas entre o acompanhamento da doença e o trabalho, suas funções como primeira-dama e presidente do Fundo Social.

Em 2017, na sessão solene do 212º aniversário de emancipação político-administrativa de Ilhabela, em 3 de setembro, Júlia Tenório foi homenageada com o título de Cidadã Honorária, proposto pelo vereador, à época, Thiago Souza.

Júlia Tenório disse, em entrevista, que aprendeu a ter um olhar diferente sobre a cidade com o marido; que em 2016, Deus mostrou que as pessoas não precisam ser iguais no jeito de fazer política; afirmou que acreditava que não fazia política e apenas trabalhava, ajudava a população atuando de forma diferente.

Falou sobre a grande responsabilidade de ser mãe, para fazer o melhor para as filhas, passar os princípios de caráter e honestidade que recebeu dos pais.

Júlia realizou trabalhos na igreja, onde dava aula para crianças. Gostava de ajudar as pessoas. Sempre levou uma vida muito corrida, pois já trabalhava antes de casar e quando teve as filhas continuou trabalhando. Adiou a faculdade para cuidar da família.

À frente do Fundo Social trabalhou na promoção de cursos de capacitação e profissionalização para a população, melhorou e aumentou as opções de cursos para dar oportunidade de qualificação às pessoas.

Todos que conviveram com ela destacam a bondade e o amor ao próximo como grande marca de toda sua vida.

 

Campo do Leandro

Também foi entregue à população, nesse mesmo dia, o Campo de Futebol Society do Leandro, no alto da Barra Velha. O local, que nos últimos anos apresentava diversas deteriorações, foi totalmente revitalizado.

O espaço ganhou novos vestiários e banheiros, equipados com materiais de qualidade e segurança. A areia deu lugar à grama sintética. Assim, os usuários do campo de futebol society poderão aproveitar o gramado por mais tempo, com mais durabilidade. Destaque também para a nova iluminação e arquibancada coberta, além dos bancos de reserva, play ground, entre outras benfeitorias estruturais.

“É a riqueza da cidade sendo levada aos bairros. A revitalização do Campo do Leandro é uma antiga reivindicação da comunidade. Agora os moradores da região têm um espaço esportivo moderno e uma área de lazer”, declarou o prefeito, Márcio Tenório.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo