Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela

promove ações em escolas do município

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 26/09/2018

Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela promove ações em escolas do município

Iniciativa envolveu plantio e distribuição de mudas no Dia da Árvore entre outras ações

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, realizou na semana passada, diversas ações de plantio em escolas do município, em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado oficialmente no dia 21 de setembro.

As instituições que participaram das ações foram as Escolas Municipais Professora Eva Esperança, Antônio Marques, Professora Iracema França Lopes e Prefeito Leonardo Reale e Escola Estadual Água Branca. Além destas ações, foram disponibilizadas 30 mudas para o colégio Objetivo e 30 para a creche Terezinha de Jesus Ferreira, com a finalidade de serem doadas para pais e alunos das unidades. “As mudas foram disponibilizadas pelo Viveiro Municipal Aroeira, com diversas espécies nativas da Mata Atlântica, vegetação predominante em todo o arquipélago”, disse a secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães.

Todas as ações foram acompanhadas por alunos da rede municipal de ensino, que aprenderam um pouco mais sobre a importância de preservação dos indivíduos arbóreos. “Essas parcerias entre os setores da Administração fazem toda diferença principalmente no que se refere à Educação, Meio Ambiente, Saúde, Esporte e Cultura”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Os alunos da E.M. Eva Esperança, plantaram 20 mudas de árvores próximas ao muro de contenção do aterro, e entre as espécies escolhidas, Ipê branco, Ipê rosa, Quaresmeira, Biritiba e Angelim. Os estudantes ouviram um pouco sobre a relação entre o plantio de árvores e a contenção de terra em encostas. “Quando nos unimos em prol de uma causa, seja ela educação, meio ambiente ou saúde, os resultados são positivos e enriquecedores. Com o plantio dessas árvores, ensinamos nossas crianças não só a cuidarem do meio ambiente, mas transmitimos também a noção de responsabilidade para que aprendam a plantar, cultivar, regar, dar carinho, atenção e amor, assim as plantas florescem e dão frutos. O mesmo acontece com as relações humanas em nossa jornada”, declarou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

Já na E.E. Água Branca foram distribuídas 50 espécimes, em sua maioria frutíferas. Os próprios estudantes e o diretor da escola plantaram e adubaram a terra e se responsabilizaram por monitorar o desenvolvimento de cada uma delas. “Houve grande engajamento por parte dos jovens, que aprenderam um pouco mais sobre o papel das árvores no enriquecimento da biodiversidade local e equilíbrio ecológico”, destacou a diretora do Meio Ambiente, Esméria da Silva.

Na creche Iracema, a equipe do Viveiro, além de realizar o plantio, promoveu ações de educação ambiental por meio de músicas que divertiram as crianças. “Cada faixa etária tem um modo diferente de aprender. Os pequenos da Educação Infantil aprendem brincando e cantando”, ressaltou Yeda.

Os professores da creche Antônio Marques, plantaram cinco mudas nativas com os alunos; o propósito desta ação foi despertar nas crianças o sentimento de integração com a natureza.

Encerrando a programação, no sábado (22), um grupo de escoteiros visitou o Viveiro e conheceu todo o processo de produção de mudas e a relevância deste trabalho. A presença de jovens e crianças nas ações de plantio é extremamente importante para que saibam os inúmeros benefícios dessa vegetação. “Os espécimes vegetais possuem um papel importantíssimo no município, já que são responsáveis por alimentar e abrigar uma diversidade de animais, incluindo aqueles que se encontram ameaçados de extinção”, finalizou a secretária Maria Salete.

A presença de árvores em áreas com declividade reduz o risco de deslizamentos de terra e erosões, pois as raízes executam o papel de contenção do solo. Fora todos estes benefícios, as árvores mostram-se importantes também para a conservação de rios e córregos, manutenção da temperatura e controle da intensidade dos ventos.

Além destas ações, a Secretaria de Meio Ambiente e o Viveiro, iniciaram a recuperação da nascente no alto da Barra, através do plantio de mais de cem mudas nativas. Ocorreram ações de educação ambiental com membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e com alunos da Faculdade. Essas iniciativas fazem parte do Plano de Governo, da Administração e do programa Estadual Município VerdeAzul.

 

O Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o PMVA (Programa Município VerdeAzul), tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as Prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Controle da Poluição).

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”, constando os 645 municípios paulistas signatários do Programa desde 2008.

Tal ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação, o IAA (Indicador de Avaliação Ambiental), é publicado para que o Poder Público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo