Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

“Teste da Bicicleta” começa nesta quinta

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

“Teste da Bicicleta” começa nesta quinta-feira em Ilhabela

O teste é realizado há 40 anos no município

 

Atividade física é o caminho para uma vida mais saudável! Por isso, o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), realiza a partir desta quinta-feira (18), o teste da bicicleta, em Ilhabela.

O teste é um Projeto Longitudinal que acompanha a população ilhéu há 40 anos. “O projeto coordenado pelo médico Victor Matsudo estuda e acompanha o crescimento, o desenvolvimento e a aptidão física das crianças da nossa cidade. Este acompanhamento resulta em centenas de trabalhos científicos, entre eles o 1º Prêmio em Medicina Esportiva, no Congresso Científico Cultural dos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992”, salientou o prefeito Márcio Tenório.

Este é o único em toda América do Sul que acompanha o crescimento e o desenvolvimento de crianças dos 7 aos 18 anos de idade, duas vezes ao ano. “O objetivo dos testes era mostrar o impacto da desnutrição sobre a aptidão física das crianças do arquipélago. Hoje, com todas as mudanças no quadro nutricional das pessoas, ele mostra o impacto do excesso de peso ou da obesidade infantil e os transtornos que causam na aptidão física de cada um. Os testes mostram as condições físicas reais das crianças”, explicou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

Além da bicicleta, os alunos passam por teste de força, flexibilidade, peso e altura, impulsão vertical e horizontal, agilidade e antropométrica. Quando os resultados não estão dentro do esperado, os estudantes são orientados a seguirem uma alimentação mais saudável acompanhada de atividade física e diminuir o tempo na frente de televisão, computador, videogame ou celular, não ultrapassando duas horas diárias na frente das telas. “O tempo necessário de exercícios é de pelo menos 60 minutos por dia de forma contínua e em blocos de 30 ou 15 metros”, ressaltou Victor Matsudo, presidente do Celafiscs e coordenador do projeto.

Programação

Dia 18 (quinta-feira) | das 8h às 17h

E.E. Bairro da Água Branca (público interno)

Dia 19 (sexta-feira) | das 8h às 17h

E.E. Professora Eva Esperança (público interno)

Dia 20 (sábado) | das 8h ao 12h

E.E. Professora Eva Esperança (público interno e externo)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo