Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Ilhabela realiza simulado para alunos

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Ilhabela realiza simulado para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I

O teste é bimestral e apresenta evolução dos estudantes da rede municipal

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realiza nesta quinta-feira (25), a aplicação do simulado do 4º bimestre para os alunos do 5º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental I.

Os simulados são aplicados bimestralmente para os alunos de 5º e 9º ano e semestralmente para os alunos de 7º ano. “Temos um grande objetivo: o de transformar Ilhabela em uma cidade mais educadora. As ações e os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Educação contribuem para atingirmos a nossa meta com qualidade no ensino municipal”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

São muitas as estratégias utilizadas pela pasta para melhorar a qualidade do ensino municipal. “Estamos investindo na capacitação e qualificação dos nossos professores, que se sentem mais valorizados. Com isso, tendem a mostrar um melhor rendimento em sala de aula, refletindo diretamente na aprendizagem dos nossos alunos, que são os mais beneficiados. Atribuímos uma grande parcela do resultado positivo do Ideb a esse programa de qualificação”, explicou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

A aplicação do simulado surgiu dentro da proposta estratégica das ações para o bom rendimento dos alunos na Prova Brasil, por exemplo. “Com os simulados podemos detectar as habilidades que os estudantes já atingiram e trabalhar com ênfase nas dificuldades que ainda não foram superadas. Os resultados norteiam a Secretaria de Educação para aprimorar os métodos e, assim, melhorar a qualidade do ensino”, ressaltou Yeda.

Segundo o coordenador pedagógico, Thiago Favoreto Azevedo, o simulado é um componente importante do planejamento. “O primeiro simulado do ano é o de diagnóstico. A partir do resultado dele, analisamos e montamos planos de ações, como a formação com os professores em cima dos conteúdos que os alunos têm mais dificuldades, e dos que os docentes têm dificuldade de ensinar”.

Cada simulado é composto por 44 questões baseadas nos descritores de Matemática e Língua Portuguesa. “Em Matemática os descritores são agrupados em quatro eixos: Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Números e operações / Álgebra e funções; e tratamento da informação. Já em Língua Portuguesa, são agrupados em quatro tópicos: Procedimentos de leitura; Implicações do suporte do gênero e/ou enunciador na compreensão do texto; Relação entre Textos; Coerência e Coesão no processamento do Texto”, finalizou Azevedo.

Segundo o coordenador pedagógico, Luiz Gustavo Mubarack, “é importante ressaltar ser essa apenas uma das frentes de trabalho em que a coordenação de língua portuguesa e matemática atuam e apenas uma das diversas ferramentas que podem ser utilizadas pelo professor em sua prática docente”.

Neste ano, os estudantes tiveram como média em Matemática: 4,6 no 1º bimestre; 6,3 no 2º bimestre e 7,1 no 3º bimestre. A média em Língua Portuguesa foi de: 4,5 no 1º bimestre; 6,1 no 2º bimestre e 6,5 no 3º bimestre.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo