Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela
Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Formação em Espaço Lúdico

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Formação em Espaço Lúdico: iniciativa da Saúde conta com apoio das secretarias de Educação e de Desenvolvimento e Inclusão Social

Espaço lúdico beneficia o desenvolvimento infantil

 

A Prefeitura de Ilhabela realizará nesta sexta-feira (26), mais uma capacitação voltada aos profissionais que trabalham com crianças de zero a três anos de idade.

A iniciativa, desenvolvida pelas Secretarias de Saúde, Educação e de Desenvolvimento e Inclusão Social, espera envolver 40 pessoas na Biblioteca e Videoteca Municipal “Prefeita Nilce Signorini”, na Barra Velha, a partir das 8h30, sob o tema “Formação em Espaço Lúdico”.

Esta ação faz parte de uma série de formações do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância que está em funcionamento no município desde o final de 2016. Desde então, a Administração tem promovido formações com professores e também com profissionais de Educação, Saúde e do Desenvolvimento e Inclusão Social, abrangendo, ainda, a população, transmitindo-lhes informações sobre a atenção às crianças de zero a três anos no município.

Porém, na ação desta sexta-feira, a “Formação em Espaços Lúdicos”, será realizada junto aos profissionais da Educação, uma vez que o objetivo é discutir e fazer uma reflexão sobre o papel dos espaços lúdicos e a importância das brincadeiras e do lúdico no desenvolvimento da Primeiríssima Infância, além de estabelecer também, entre brinquedos e brincadeiras, as fases do desenvolvimento infantil, discutir sobre os critérios para a criação de ambientes lúdicos no município e propor ações que mudem as práticas referentes à formação desses espaços integrando o conhecimento adquirido na formação  das rotinas de trabalho.

Os trabalhos serão encerrados às 17h.

 

São Paulo Pela Primeiríssima Infância

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação “Maria Cecília Souto Vidigal”.

Entre os principais objetivos do programa estão, melhorar a qualidade do atendimento e dos cuidados oferecidos às gestantes e às crianças, promover o trabalho integrado entre os vários setores envolvidos e mobilizar a sociedade para importante fase da vida.

O período que abrange da gestação aos três primeiros anos de vida, foi escolhido pelo programa devido às descobertas recentes da neurociência, que apontam esta fase como a mais relevante em relação ao desenvolvimento cerebral.

A garantia de condições adequadas de nutrição, o cuidado, a atenção, a convivência e o aprendizado durante esta fase da vida fazem toda a diferença para que as funções cerebrais do indivíduo floresçam ao longo de toda a sua existência.

O programa visa implantar políticas públicas efetivas ao desenvolvimento infantil de qualidade. São diversas iniciativas que integram a iniciativa, entre elas a mobilização comunitária para a conscientização dos primeiros anos de vida, a avaliação e monitoramento contínuo.

As intervenções viabilizam a integração das três áreas de atendimento à Primeira Infância: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

O programa “Primeiríssima Infância” propõe um modelo de mudança no município para que todo o sistema assuma uma nova postura com relação à Primeiríssima Infância e, para isso, seus objetivos estão relacionados à quatro eixos de atuação:  Estrutura de Governança; Desenvolvimento de Capacidades; Comunicação e Mobilização Social e Avaliação e Monitoramento.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo