Formação em Espaço Lúdico

Beneficia o desenvolvimento infantil

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 25/10/2018

Formação em Espaço Lúdico: iniciativa da Saúde conta com apoio das secretarias de Educação e de Desenvolvimento e Inclusão Social

Espaço lúdico beneficia o desenvolvimento infantil

 

A Prefeitura de Ilhabela realizará nesta sexta-feira (26), mais uma capacitação voltada aos profissionais que trabalham com crianças de zero a três anos de idade.

A iniciativa, desenvolvida pelas Secretarias de Saúde, Educação e de Desenvolvimento e Inclusão Social, espera envolver 40 pessoas na Biblioteca e Videoteca Municipal “Prefeita Nilce Signorini”, na Barra Velha, a partir das 8h30, sob o tema “Formação em Espaço Lúdico”.

Esta ação faz parte de uma série de formações do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância que está em funcionamento no município desde o final de 2016. Desde então, a Administração tem promovido formações com professores e também com profissionais de Educação, Saúde e do Desenvolvimento e Inclusão Social, abrangendo, ainda, a população, transmitindo-lhes informações sobre a atenção às crianças de zero a três anos no município.

Porém, na ação desta sexta-feira, a “Formação em Espaços Lúdicos”, será realizada junto aos profissionais da Educação, uma vez que o objetivo é discutir e fazer uma reflexão sobre o papel dos espaços lúdicos e a importância das brincadeiras e do lúdico no desenvolvimento da Primeiríssima Infância, além de estabelecer também, entre brinquedos e brincadeiras, as fases do desenvolvimento infantil, discutir sobre os critérios para a criação de ambientes lúdicos no município e propor ações que mudem as práticas referentes à formação desses espaços integrando o conhecimento adquirido na formação  das rotinas de trabalho.

Os trabalhos serão encerrados às 17h.

 

São Paulo Pela Primeiríssima Infância

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação “Maria Cecília Souto Vidigal”.

Entre os principais objetivos do programa estão, melhorar a qualidade do atendimento e dos cuidados oferecidos às gestantes e às crianças, promover o trabalho integrado entre os vários setores envolvidos e mobilizar a sociedade para importante fase da vida.

O período que abrange da gestação aos três primeiros anos de vida, foi escolhido pelo programa devido às descobertas recentes da neurociência, que apontam esta fase como a mais relevante em relação ao desenvolvimento cerebral.

A garantia de condições adequadas de nutrição, o cuidado, a atenção, a convivência e o aprendizado durante esta fase da vida fazem toda a diferença para que as funções cerebrais do indivíduo floresçam ao longo de toda a sua existência.

O programa visa implantar políticas públicas efetivas ao desenvolvimento infantil de qualidade. São diversas iniciativas que integram a iniciativa, entre elas a mobilização comunitária para a conscientização dos primeiros anos de vida, a avaliação e monitoramento contínuo.

As intervenções viabilizam a integração das três áreas de atendimento à Primeira Infância: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

O programa “Primeiríssima Infância” propõe um modelo de mudança no município para que todo o sistema assuma uma nova postura com relação à Primeiríssima Infância e, para isso, seus objetivos estão relacionados à quatro eixos de atuação:  Estrutura de Governança; Desenvolvimento de Capacidades; Comunicação e Mobilização Social e Avaliação e Monitoramento.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo