Seeds Braztoa, abre rodada de eventos

No auditório do Paço Municipal

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 29/10/2018

Seeds, da Braztoa, abre rodada de eventos em Ilhabela

Especialistas na área da sustentabilidade e turismo falaram para um público que encheu quase todo o auditório do Paço Municipal

 

Teve início na noite de quinta-feira (25), a grande rodada de eventos da Braztoa em Ilhabela, com o Seeds, o ciclo de palestras com especialistas na área de turismo e sustentabilidade, realizado concomitantemente ao 2º Fórum Nacional de Sustentabilidade.

“É um evento de muita relevância, afinal, todos os anos há alguma novidade, e cria-se um acúmulo de informação. Essa, então, é uma forma de colocar luz sobre esse tema, para que não fique pulverizado somente com ações ao longo do ano, e também um jeito de fazer com que boas práticas sejam vistas e replicadas”, comentou Fernanda Daltro, gerente de campanhas da ONU Meio Ambiente, e atualmente coordenadora da campanha Mares Limpos, tema, inclusive, sobre o qual ela discorreu em sua apresentação.

Estiveram presentes, ainda, diversas autoridades que acompanharam o evento e/ou ministraram palestras. Ao longo do encontro, que ofereceu ao público espectador cerca de dez apresentações, alguns outros temas trazidos à discussão foram a acessibilidade no turismo, o overtourism e seu impacto nos destinos, os 20 anos do turismo sustentável no Brasil e a política de estado para a atividade turística no Brasil.

“Desde a primeira vez que propuseram a nós, associados e jurados, realizar o Seeds, dissemos sim, claro, pois a cidade está nos acolhendo, compartilhando de seu espaço para ser anfitriã do prêmio, e o mínimo que podemos fazer é contribuir com um pouquinho que for de conhecimento de cada um de nós em contribuição”, apontou Ronald Sanabria, vice-presidente de Turismo da Rainforest Alliance na Costa Rica, e que na ocasião do Seeds, levou ao público mais informações a respeito da campanha Kasane Call To Action (Kasane Chama Para a Ação, em tradução livre), uma ferramenta para priorizar ações de produção e consumo sustentáveis no turismo.

Durante o encontro também foi anunciada a cidade anfitriã do evento em 2019. O secretário de Turismo de Canela (RS), Angelo Sanches Thurler, divulgou a novidade ao final de sua apresentação, durante a qual contou sobre a grande evolução da cidade gaúcha na incidência do turismo nos últimos anos. “Fizemos nossa população voltar a acreditar em seu próprio município, e a ensinamos a amar aquilo que ela vende. Por isso, hoje temos um excelente atendimento, restaurantes e hotelaria incríveis, uma cidade maravilhosa para receber os turistas, que só durante o Natal Luz, num período de 45 dias, chegam a 1,5 milhão de pessoas”, destacou. Ao encerrar sua palestra, Thurler chamou ao palco Magda Nassar, presidente da Braztoa, para oficializar a realização do evento da associação na cidade sulista no próximo ano.

Ao fim das apresentações, os especialistas e autoridades subiram ao palco para um último debate e uma foto oficial do Seeds. “Quando pensamos em sustentabilidade, pensamos na parte ambiental, na parte social, e na parte econômica. Estamos trabalhando ativamente em todas elas, mas esta noite vimos o quanto ainda temos a aprender e como podemos contribuir para a evolução de cada uma dessas partes”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, e complementou: “por isso da importância de um evento como esse, que une tanta gente que entende do assunto e que não só divulga ações de cuidados sustentáveis, mas aponta como de fato coloca-las em prática”.

O prefeito Márcio Tenório elogiou a iniciativa e agradeceu o empeno de todos para o sucesso do evento. “Fico muito contente, é uma honra muito grande para nós ser sede desse grande evento de sustentabilidade. Parabenizo, ainda, o secretário Fazzini e o trabalho incansável de sua equipe, sempre levando nossa ilha para todo o Brasil e o mundo e, ainda, por terem trazido esse belo acontecimento da Braztoa para cá. Desejo muito sucesso à todas as operadoras de viagem presentes aqui hoje”, declarou o chefe do Poder Executivo.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo