Moradores da região da Coroa do Camarão

criam Conselho Gestor

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 09/11/2018

Moradores da região da Coroa do Camarão criam Conselho Gestor

Grupo de representantes foi formado em reunião pública realizada nesta quinta-feira

 

Os moradores da região da Coroa do Camarão, também conhecido como Alto da Barra Velha, formaram um Conselho Gestor para representar a população em reuniões com a Administração Municipal voltadas à regularização fundiária e implantação de projetos e obras no local. A formação do Conselho se deu na noite de ontem (8), durante uma reunião pública sobre a Coroa do Camarão, no Paço Municipal.

Os representantes da Prefeitura explicaram aos moradores que os aspectos que impendem intervenções e melhorias no local são jurídicos, como o impedimento de implantação do calçamento, que teve seu início cancelado mediante determinação do Ministério Público, em função da necessidade de instalação de saneamento básico.

A Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, que cuida da regularização fundiária nos núcleos da cidade, lembrou que em julho deste ano houve uma reunião no Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), com participação da sociedade civil organizada, na qual o MP definiu a assinatura de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), visando o combate ao combate do crescimento desordenado (construção irregular), registrado nos últimos anos no arquipélago.

Com relação à área reservada para a construção de um “cemitério parque”, que consta no decreto nº 2010 de 30 de outubro de 2009, a Prefeitura estudará a possibilidade de inclusão na área do bairro, como reivindicada por alguns moradores. Sobre a instalação de iluminação pública, foi esclarecido que o Administração apresentou o projeto à Elektro, que deverá definir o prazo que procederá a instalação.

A vice-prefeita, Maria das Graças Ferreira, e a secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Juliana Louro, explicaram que essa reunião é mais um exemplo de que a gestão municipal consulta a população para descobrir soluções para os problemas. “É muito importante que os moradores apoiem o projeto de regularização e fiscalização a tentativa de novas ocupações irregulares”, disse Gracinha.

Juliana Louro reiterou a proposta da Administração de levar a riqueza da cidade para os bairros, mas explicou que isso depende da colaboração popular. “A Prefeitura está disposta a fazer as benfeitorias, porém, depende da questão legal e do apoio da comunidade”, afirmou.

Integram o Conselho Gestor os moradores Álvaro André Silva de Andrade, Inayara Nascimento, Clemente Teixeira dos Santos, José de Jesus Santos, Eunice Teixeira dos Santos, Claudiane Batista Rocha, Josimar Alves de Rocha, Natália de Moura Gomes, Vanderlei de Sousa, Antonio Nascimento de Aguiar, Francisco Luz de Souza, Josivaldo Souza Santos e José Marino de Souza.

Por parte da Prefeitura participaram da reunião: Maria das Graças Ferreira (vice-prefeita), Juliana Louro (secretária de Planejamento e Gestão Estratégica), Rogério De Lucca (secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação), Tiago Corrêa (Gestão Financeira), Vinícius Julião (Advogado Geral do Município), Anísio Oliveira e Mateus Pestana (vereadores), os diretores Edvaldo Anizio da Silva (Habitação e Regularização Fundiária), Katzumi Hoyer (Obras Particulares), Ronaldo Alves (Meio Ambiente), Julio Cesar Rodrigues (Gestão dos Tributos Imobiliários), Alexandre Baptista (Fiscalização) e o gestor do Projetos Habitacionais, Raul Cordeiro.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo