Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela
Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

“Dia de Ação de Graças”

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Escolas de Ilhabela comemoram “Dia de Ação de Graças”

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou na quinta-feira (22), o Dia de Ação de Graças”, nas escolas da rede municipal.

A comemoração é baseada no “Thanksgiving Day”, que ao lado do Natal e do Réveillon, é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e do Canadá. A proposta é aproximar os alunos da cultura de língua inglesa e ao mesmo tempo promover uma reflexão a respeito de sua própria cultura. “Oportunizamos a vivência de nossos alunos com outras culturas e isso amplia a visão deles do mundo que os cercam”, declarou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

O evento já é tradição e uma das atividades curricular na disciplina de Língua Inglesa nas escolas da rede municipal. “Isso porque, ao aprender uma língua estrangeira, é essencial que o estudante entre em contato com a história, a cultura e os costumes dos povos falantes dessa língua. Essa aproximação permite uma aprendizagem mais ampla e significativa do idioma, além de revelar a dimensão intercultural da linguagem, inspirando e propiciando reflexões a respeito da própria identidade cultural da criança”, disse o coordenador pedagógico, Luiz Gustavo Mubarack.

Em vez de servir o cardápio tradicional do Dia de Ação de Graças do Hemisfério Norte, por exemplo, as escolas servem um cardápio tipicamente caiçara, com peixe e frutas da estação, na intenção de promover uma confraternização, símbolo de um país estrangeiro, em torno de uma mesa farta de história e cultura locais.

A data expressa o sentimento de gratidão por todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano. Originalmente, a data decorria após a época das colheitas, justamente para agradecer a fartura da produção agrícola. Por isso, as famílias se reúnem em comemoração, manifestando o amor e gratidão pela vida. Curioso notar que esse dia, que não está associado a nenhuma religião, se popularizou com o passar dos anos, sendo assim, amplamente comemorado nesses países, independentemente de qualquer credo.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo