“Dia de Ação de Graças”

Escolas de Ilhabela comemoram

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 26/11/2018

Escolas de Ilhabela comemoram “Dia de Ação de Graças”

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou na quinta-feira (22), o Dia de Ação de Graças”, nas escolas da rede municipal.

A comemoração é baseada no “Thanksgiving Day”, que ao lado do Natal e do Réveillon, é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e do Canadá. A proposta é aproximar os alunos da cultura de língua inglesa e ao mesmo tempo promover uma reflexão a respeito de sua própria cultura. “Oportunizamos a vivência de nossos alunos com outras culturas e isso amplia a visão deles do mundo que os cercam”, declarou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

O evento já é tradição e uma das atividades curricular na disciplina de Língua Inglesa nas escolas da rede municipal. “Isso porque, ao aprender uma língua estrangeira, é essencial que o estudante entre em contato com a história, a cultura e os costumes dos povos falantes dessa língua. Essa aproximação permite uma aprendizagem mais ampla e significativa do idioma, além de revelar a dimensão intercultural da linguagem, inspirando e propiciando reflexões a respeito da própria identidade cultural da criança”, disse o coordenador pedagógico, Luiz Gustavo Mubarack.

Em vez de servir o cardápio tradicional do Dia de Ação de Graças do Hemisfério Norte, por exemplo, as escolas servem um cardápio tipicamente caiçara, com peixe e frutas da estação, na intenção de promover uma confraternização, símbolo de um país estrangeiro, em torno de uma mesa farta de história e cultura locais.

A data expressa o sentimento de gratidão por todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano. Originalmente, a data decorria após a época das colheitas, justamente para agradecer a fartura da produção agrícola. Por isso, as famílias se reúnem em comemoração, manifestando o amor e gratidão pela vida. Curioso notar que esse dia, que não está associado a nenhuma religião, se popularizou com o passar dos anos, sendo assim, amplamente comemorado nesses países, independentemente de qualquer credo.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo