Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Prorrogação da campanha contra Influenza

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela adere à prorrogação da campanha contra Influenza

As gripes causadas pelos vírus Influenza A (H1N1e H3N2) e Influenza B têm consequências severas à saúde, podendo até mesmo levar à morte

 

A campanha vacinal contra a Influenza foi prorrogada mais uma vez pelo Ministério da Saúde, e segue até a próxima sexta-feira (22). A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à prorrogação, assim como outras cidades, por não atingir a meta de 90% de vacinas em cada grupo de risco.

O grupo menos vacinado ainda é o das crianças de seis meses a menores de cinco anos, que atingiu apenas 36,15%, menos da metade estipulado. “As crianças dessa faixa etária, podem contrair a gripe facilmente. Em nosso município, por exemplo, a maioria passa o dia nas creches, e mesmo com todo o cuidado da direção, professores e API’s, o vírus se espalha fácil e rapidamente entre elas. Em nosso sistema temos cadastradas 2.050 crianças, e apenas 741 receberam a vacina”, disse o secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni.

Entre o grupo das gestantes a adesão também não é satisfatória. Desde o início da campanha apenas 68,89%, procuraram as UBS’s. “As gestantes precisam se conscientizar, da importância dessa vacina tanto para ela quanto para o bebê que está para nascer. São duas vidas que correm risco e a vacinação é a única atitude que os deixarão protegidos e seguros contra os vírus da Influenza A (H1N1e H3N2) e Influenza B, que podem agravar o estado de saúde e levar a óbito mãe e filho”, alertou Barboni.

Há alguns mitos em torno da vacina, entre eles, o contágio da gripe após a aplicação da mesma. Em relação a essa questão, a coordenadora nacional de imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, explica que não se pega gripe por causa da vacina. “É um vírus inativado (morto). Geralmente depois de tomar a vacina ela demora 15 dias para proteger. Nesse meio tempo a pessoa pode ter contato com esses vírus que estão na vacina, e o vírus vai ser mais rápido do que a criação de anticorpos, então você vai ficar gripado, mas não pelo vírus e sim por ter contato com ele”.

A vacina é encontrada em todas as UBS’s do município, que sempre contam com profissionais capacitados para esclarecer todas dúvidas.

 

Serviços: Para se obter informações pode-se acessar, também, o site do Ministério da Saúde http://portalms.saude.gov.br.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo