“Terapia Cognitivo Comportamental”

É tema de palestra do Janeiro Branco

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 30/01/2019

“Terapia Cognitivo Comportamental” é tema de palestra do Janeiro Branco em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou as atividades da campanha do primeiro mês do ano, “Janeiro Branco”, do Governo Federal, voltada à população e profissionais da saúde, na semana passada.

O auditório do Paço Municipal, no Perequê, foi palco de uma vivência inesquecível, proporcionada pelo psicólogo Jean Luca Lunardi Laureano da Silva, com atividades para a equipe da saúde mental do arquipélago. Foi apresentado o tema “Terapia Cognitivo Comportamental – Fundamentos e Aplicações” (TCC), com o objetivo de explicar a maneira certa de uso da TCC, abordando a validade de diferentes diagnósticos e protocolos de tratamento, afirmando que há uma possibilidade de integração de teoria e prática em cada momento da interação terapêutica.

O profissional discursou sobre a estrutura da sessão terapêutica que trabalha ações práticas, tais como: checagem de humor, ponte entre as sessões, estabelecimento de agenda, revisão da tarefa de casa e análises e intervenções dos tópicos da agenda. Ele finalizou mencionando o modelo cognitivo, os mitos sobre a TCC, a relação que a psiquiatria tem com outras áreas da saúde, o aprimoramento e autocuidado do profissional e o futuro da terapia.

Quem também passou por capacitação, foram os agentes comunitários de saúde, que ouviram sobre o tema “Respostas cognitivas comportamentais e emocionais dos trabalhadores no acompanhamento de pacientes no âmbito hospitalar”.

 

Janeiro Branco

A campanha “Janeiro Branco” representa uma importante ação iniciada em Minas Gerais no ano de 2014. Desde então, o Brasil se mobiliza em atividades de conscientização acerca da importância do cuidado com a saúde mental.

De acordo com a pasta responsável, a campanha é fundamental para tirar certos estigmas e tabus que ainda existem no acompanhamento e tratamento de pessoas em situação de sofrimento psíquico. Falar sobre o tema é o primeiro passo para a mudança de perspectiva dentro da nossa cultura. Nesse sentido, as redes sociais são importantes veículos para a divulgação de informações, desde que pautadas em dados científicos.

O secretário de Saúde, Osvaldo Julião, destaca que embora seja abrangente, pouco se fala em saúde mental. “A intenção da campanha é criar uma nova cultura para as pessoas, tentando eliminar os preconceitos e mitos que restringem o indivíduo por medo ou receio de procurar tratamento”, explicou.

Jean da Silva, psicólogo, ressalta que no Litoral Norte estão sendo realizadas importantes ações no formato de palestras, tanto com a população, quanto com os profissionais da área da saúde mental. “No município de Ilhabela foram realizadas duas palestras, sendo a primeira voltada para a atuação dos profissionais da saúde mental e a segunda para os agentes comunitários que acompanham as diversas famílias no município”, finalizou Silva.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo