Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela
Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

“Terapia Cognitivo Comportamental”

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

“Terapia Cognitivo Comportamental” é tema de palestra do Janeiro Branco em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou as atividades da campanha do primeiro mês do ano, “Janeiro Branco”, do Governo Federal, voltada à população e profissionais da saúde, na semana passada.

O auditório do Paço Municipal, no Perequê, foi palco de uma vivência inesquecível, proporcionada pelo psicólogo Jean Luca Lunardi Laureano da Silva, com atividades para a equipe da saúde mental do arquipélago. Foi apresentado o tema “Terapia Cognitivo Comportamental – Fundamentos e Aplicações” (TCC), com o objetivo de explicar a maneira certa de uso da TCC, abordando a validade de diferentes diagnósticos e protocolos de tratamento, afirmando que há uma possibilidade de integração de teoria e prática em cada momento da interação terapêutica.

O profissional discursou sobre a estrutura da sessão terapêutica que trabalha ações práticas, tais como: checagem de humor, ponte entre as sessões, estabelecimento de agenda, revisão da tarefa de casa e análises e intervenções dos tópicos da agenda. Ele finalizou mencionando o modelo cognitivo, os mitos sobre a TCC, a relação que a psiquiatria tem com outras áreas da saúde, o aprimoramento e autocuidado do profissional e o futuro da terapia.

Quem também passou por capacitação, foram os agentes comunitários de saúde, que ouviram sobre o tema “Respostas cognitivas comportamentais e emocionais dos trabalhadores no acompanhamento de pacientes no âmbito hospitalar”.

 

Janeiro Branco

A campanha “Janeiro Branco” representa uma importante ação iniciada em Minas Gerais no ano de 2014. Desde então, o Brasil se mobiliza em atividades de conscientização acerca da importância do cuidado com a saúde mental.

De acordo com a pasta responsável, a campanha é fundamental para tirar certos estigmas e tabus que ainda existem no acompanhamento e tratamento de pessoas em situação de sofrimento psíquico. Falar sobre o tema é o primeiro passo para a mudança de perspectiva dentro da nossa cultura. Nesse sentido, as redes sociais são importantes veículos para a divulgação de informações, desde que pautadas em dados científicos.

O secretário de Saúde, Osvaldo Julião, destaca que embora seja abrangente, pouco se fala em saúde mental. “A intenção da campanha é criar uma nova cultura para as pessoas, tentando eliminar os preconceitos e mitos que restringem o indivíduo por medo ou receio de procurar tratamento”, explicou.

Jean da Silva, psicólogo, ressalta que no Litoral Norte estão sendo realizadas importantes ações no formato de palestras, tanto com a população, quanto com os profissionais da área da saúde mental. “No município de Ilhabela foram realizadas duas palestras, sendo a primeira voltada para a atuação dos profissionais da saúde mental e a segunda para os agentes comunitários que acompanham as diversas famílias no município”, finalizou Silva.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo