Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Agentes de saúde de Ilhabela

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Agentes de saúde de Ilhabela participam de oficina de arteterapia

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a primeira “Arteterapia” para os Agentes Comunitários de Saúde, com apoio da Atenção Especializada do arquipélago, ministrada pela arteterapeuta e pedagoga Raquel Yabu Ferreira. A atividade fez parte da programação da campanha “Janeiro Branco” e aconteceu na semana passada.

 

Arteterapia

Segundo o American Art Therapy Association (ATAA), a “Arteterapia” é uma profissão assistencial ao ser humano. Ela oferece oportunidades de exploração de problemas e de potencialidades pessoais por meio de recursos físicos, cognitivos e emocionais, bem como a aprendizagem de habilidades, por meio de experiências terapêuticas com linguagens artísticas variadas.

A terapia por meio das expressões artísticas reconhece tanto os processos artísticos como as formas, os conteúdos e as associações, como reflexos de desenvolvimento, habilidades, personalidade, interesses e preocupações do paciente.

O uso da arte como terapia implica que o processo criativo pode ser um meio tanto de reconciliar conflitos emocionais, como de facilitar a autopercepção e o desenvolvimento

A arteterapeuta e pedagoga Raquel Yabu Ferreira informa que durante a campanha do “Janeiro Branco” foram realizadas duas sessões de arteterapia com os ACS’s.  “As sessões foram delicadamente elaboradas para refletirmos um pouco sobre o nosso dia a dia e consequentemente melhorar o nosso autoconhecimento. Foi muito produtivo e positivo e acho que uma boa semente foi plantada”, afirmou.

Ela finalizou dizendo que “saímos com a sensação de ter conseguido nos enxergar melhor e chegar a uma conclusão de que é muito importante ter um maior equilíbrio para seguir em frente”.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo